Você tem vontade de voltar para o Brasil?

Querida amiga expatriada,

pois é, essa é a pergunta que eu mais escuto das minhas amigas, das desconhecidas e que deve passar na sua mente.

Eu super entendo, tá?

Sete anos morando fora do Brasil

Valores

não é novidade que tenho 122mil amigas pelo mundo afora. Estava conversando com minhas amigas do MBA – Fabi, Me e Re – que por sinal, cada uma mora em um país diferente, e estávamos trocando experiências entre México, Holanda Alemanha e Brasil. Até que a Fabi falou …

Ser expatriada é passar pela terra e viver duas vidas em uma.

Migs, parei, pensei e é verdade esse bilhete!

Esqueça tudo que você viveu até agora. Inclusive suas referências. Só não esqueça seus valores (nunca!). Agora, faça um reset. Pronto. Pode começar tudo do zero.

É bem por aí …

Não carregue essa bagagem. Deixa essa mala em qualquer lugar. Muito pesada.

Não adianta carregar bagagem nenhuma, no sentido de pré-conceitos na sua cabeça, porque  isso tudo só vai gerar frustração.

Sabe quando você mora fora do Brasil, e pensa que se tivesse feijão marrom Camil seria bom. Se tivesse arroz Tio João, seria bom. Se fizesse sol, seria bom. Se tivesse sua família, seria bom. Migs, é claro que se tivesse nossa familia + praia + verão e sei lá mais o que, tudo seria maravilhoso, mas não é bem assim.

Depois que você expatria, é como se vivesse os dois lados da mesma moeda. Está na mesma vida, mas com perspectivas diferentes.

Você NUNCA mais será a mesma! Tenho certeza disso.

É o famoso “big picture”, você sai daquela vida e olha o todo com uma nova visão.

Eu morei em cinco países nos últimos anos. Eu tenho a certeza que não serei “completa” em nenhum país e tudo bem. Eu aceito isso.

Depois de “experimentar” tantas vidas, sabores e culturas. Eu sei o que eu gosto, não gosto e o que eu sinto falta. Não da para ter tudo. Não vou achar um país com muito sol, seguro, com o emprego dos sonhos AND minha familia e amigos. Não existe.

Não projete as coisas.

Não adianta projetar.

Achar que sua vida no Brasil é uma boxxxta, e fora do Brasil será maravilhosa. Sim, claro, será melhor em muitos aspectos, mas em outros você vai chorar e pensar: WTF eu vim fazer aqui nesse perrengue chique?

 

Quando você sai do Brasil, e experimenta outra cultura, você nunca mais sera feliz 100% em um lugar, e tudo bem. Porque ja provou outras experiências e países.

 

  • onde estou?
  • onde vivo?
  • o que eu quero?
  • emprego? o emprego te puxou para seguir em frente e sair dessa zona de conforto
  • ja ficou triste? o que eu faço?
  • nao faco?

 

Postado em AMÉRICAS, Brasil, VIAGENS.

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *