Um ano sem comprar roupas. Será que eu consigo?

Querida amiga expatriada,

me conta aqui como é a sua relação com as compras? Mais especificamente, as roupas.

Rolê das Compras

Minha relação com as roupas começa no Brasil há anos.

Eu sempre AMEI moda. Desde que os blogs de moda começaram, eu seguia e lia vários. Adorava saber da última tendência do neon-amarelo-cheguei-fluorescente. E, obviamente, eu comprava e usava.

Roupas no Brasil X Roupas na Europa

Mudei para Santiago, Chile. Fiquei dois meses morando em um flat, e levei 6 malas de roupas minhas, Thiago e Valentina. Gente, me conta, por quê? Para que? Obviamente usei quase nada.

Mudei para Londres, UK. A mudança levou um mês para chegar, então levei 4 malas de roupas. Foi nessa mudança que eu me toquei na quantidade de roupas que eu tinha, sem necessidade. Lembro que tiraram todos os móveis das caixas e montaram as camas e tudo mais, mas as roupas eram minha responsabilidade. Passei DIAS para guardar tudo AND 122mil sapatos de salto alto. Tive que comprar cômoda da Ikea. Para que tudo isso?

Morei quase três anos em Londres. Aprendi que o rolê era outro. Não usei nem metade das minhas roupas, e principalmente sapatos. Primeiro, pelo clima porque chove e faz frio o ano todo. As bruuusinhas do Brasil não deram match por lá. Obviamente comecei a doar tudo. E os 122mil sapatos de salto alto quando eu trabalhava na JK, perto da Faria Limmer, já não faziam o menor sentido. Doei mais do que a metade.

Na mudança de Londres para Madrid, fui para o Brasil passar um mês somente com duas malas para a familia toda. Tudo o que precisávamos estavam naquelas malinhas, e já eram mais do que suficiente. Finalmente, aprendi.

Mudei para Madrid. Eu tinha um armário bem maior. Morei apenas seis meses, mas na melhor época do ano: final de inverno, primavera e verão. Acabei comprando umas roupas de verão na Zara, claro né! Ainda mais lá que a Zara tem coisas lindas.

Mudei para Amsterdam, Holanda. Finalmente, mudei não só de país, mas de mentalidade. Aprendi demais aqui. Desapeguei dos 122mil saltos. Guardei alguns, que uso pouco, e ainda tenho três na minha gaveta do trabalho, porque vou de tênis no bus/ trem.

Desapeguei das roupas. Me apeguei aos acessórios.

Você faz compras para sua vida imaginária?

Você pensa: “Eu preciso perder 5kg”. Vai lá e compra várias roupas de ginástica, matricula na academia, compra suco detox, fecha personal, compra pacote de massagem, pega receita de comidinha fit, compra tudo que é verde no mercado e … pimba! Passam meses e não usufruiu nadica do que investiu. As comidas estragaram em casa. Os 122mil tops da academia estão na gaveta. E seu corpitcho segue o mesmo. Se identificou?

Você tem filhos, mas mora fora do país, sem ajuda e sem família. Numa folguinha, passeia pelo shopping e compra roupas chiques e da “balada”. Você compra porque pensa: ” Ahhh vou usar essa blusinha mara de paetê quando sair”. Agora me conta quantas vezes você saiu chique e phynah morando no exterior com filhos? Quase nunca porque ainda tem que pagar no mínimo 50 euros de babá pelas horas. Se identificou?

Você mora fora do Brasil e só usa tênis,  porque anda muito, mas sempre compra sapato de salto. Vários. Super lindos! Vai usar onde? Se identificou?

Você tem 122mil blusinhas de verão e rasteirinhas de todas as cores, mas passa 8 meses do ano morando em um país frio da Europa. Se identificou?

Você tem vários biquinis e compra, sempre que vai ao Brasi, novos modelos mas usa apenas nas duas raras viagens durante o ano. Se identificou?

Você segue as blogueiras no insta e compra algo que elas “recomendaram” no publi post. Elas ficam ainda mais rhycahs e você mais pobre. Se identificou?

Você tem 122mil bolsas clutches no armário e quase NUNCA Se identificou?

Se você respondeu SIM para todas ou quase todas perguntas … tmj! Eu estava nessa vibe há uns dois ou três anos.

Um ano sem comprar roupas

No primeiro dia de 2020, eu coloquei na minha cabeça que iria passar UM ANO sem comprar roupas. Gente, roupassss somente! Eu não posso ficar um ano sem comprar acessórios. Me julguem!

Não foi uma promessa para fazer isso e conseguir aquilo. Foi mais porque eu acho que esse rolê do consumismo é too much. 

Armário com Borogodó

Hoje eu tenho um armário com menos roupas. É da Ikea, tamanho normal, a porta da direita é minha. A do meu marido é da esquerda.

Tenho roupas:

  • Muito coloridas (minha cara!).
  • Muitas saias, porque posso usar no verão, e no inverno com meia-calça.
  • No verão, eu só uso vestidos longos.
  • 5 calça jeans. Nao tenho calça social ou calça flare, porque aqui chove e molha toda barra andando a pé, bus, trem e bike. Para trabalhar, eu uso saia social com meia-calça. Para mim, esquenta mais do que calça.
  • Menos blusinhas de verão, mas muitos casquinhas e blazers coloridos.

Acessórios

Os acessórios mudam qualquer look. Basta prestar atenção nas fotos acima.

Eu uso as mesmas roupas no inverno: calça jeans ou saia (quando vou trabalhar), casaquinho da Zara e casacão, mas coloco um colar diferente, mil pulseiras, um cinto bacanudo e um cachecol mega colorido. Muda tudo!

Vamos combinar que no mundo não tem acessórios mais lindos do que no Brasil. Quando eu viajo, sempre vou nas lojinhas dos museus, porque sempre tem colares diferentes. Amo pulseiras.

Sou apaixonada por algumas lojas no Brasil de acessórios. Babem:

7 meses sem comprar roupas

Pois bem, cá estou há SETE MESES sem comprar roupas. Uhuuu! Venci na vida!

A pandemia ajudou? Muito! No começo, eu abria meu armário e afirmava que não tinha para onde ir com tudo isso. Eu (e todo mundo) achava que seriam 15 dias de pandemia, mas aí o cenário foi mudando e alongando.

Com 122mil calls durante o dia, me peguei várias vezes enchendo carrinho de loja e fechando o site. Muitas vezes por dia.

Pior! Eu percebi que nos dias que estava triste, eu tinha vontade de comprar. Feio isso, né? Mas é a verdade. Estou aqui, de coração aberto, para contar. Foi muito bom saber esse gatilho para tentar driblar.

O ano de 2020 só tem cancelamentos. Pensei em cancelar esse rolê também. Talvez eu cancele. Talvez não. Não sei … no final do ano te conto! Mas só sei que foi LIBERTADOR ficar SEIS MESES sem comprar roupas.

E você, precisa mesmo de tudo o que tem? Vamos refletir juntas. 🙂

Resultado

Querida amiga expatriada, fiquei nove meses sem comprar. Foram 270 dias que eu não comprei roupas em 2020.

 

 

 

Postado em ADORÁVEIS INUTILIDADES.

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

2 Comments

  1. Ola, adorei o post, bem o tipo de coisa que poderiamos seguir, doar, desapegar!!!
    E os casacoes de inverno onde ficam? E durante as estaçoes vc guarda e depois abre as caixas? rsrs
    Pq como eu n tenho enormes armarios, as roupas de inverno ficam nas malas durante o verao rsrs

  2. Ainnnn AMOOO!!!
    Penso diferente em muitos aspectos, e sigo você exatamente por isso!
    Poder ver as coisas de outra maneira e acrescentar, ser diferente e estar tudo bem❤️🙂
    Estou olhando pro meu guarda roupa com mais atenção e acredite não lembro quando foi minha última compra rs
    Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *