Migs, aviso super importante: na Holanda tem ratos!

Querida amiga expatriada,

acho que faz um ano e meio que estou ensaiando esse post e não escrevo. Porquê é um assunto nojento, mas sempre lembro dos meus primeiros dias, na Holanda, e me sinto ingênua em não ter lido nada disso.

Então vem cá, quando eu sou amiga, eu sou MEGA AMIGA … e não vou deixar você passear ou morar aqui sem saber …

NA HOLANDA TEM RATOS!!!

Migs, claro que tem rato nas grandes metrópoles como São Paulo, Paris, NY, London e etc. Porém aqui, na Holanda, o buraco é mais embaixo. Digamos que os buracos estão todos tapados com ratos.

Devido a quantidade de canais pela cidade os ratinhos adoram e se multiplicam.

As casas sao geminadas e muito antigas. Eles moram entre as paredes, basement, tubulação, enfim em todos os lugares das casas e muito antes de você, que acabou de se mudar.

Minha experiência com ratos (que eu nem queria e não desejo para ninguém)!

Migs, mudei de Madrid para Amsterdam, em setembro de 2017, feliz da vida com família. Ficamos em um hotel duas semanas.

Meu marido encontrou uma casa linda (de filme!) no ground floor em Oud Zuid. Um bairro central. Dava para ir a pé para os museus, lojinhas e restaurantes super descolados. Morávamos em frente a British School of Amsterdam.

Eu AMAVA!!!

A casa era menor do que as outras casas que morei, mas era muito bem localizada e aconchegante.

O aluguel mais caro de todos os países que moramos. Amsterdam é uma cidade caríssima!

A vida por aqui ía maravilhosamente bem, até que … um belo dia minha cleaner (que ía uma vez na semana) me avisou que encontrou coco de rato na minha tábua de cortar comida. Oi?!?!? Pois é, ela me mostrou. Parece um granulado de brigadeiro mas um pouco mais gordinho. Eu queria fugir!

Meu marido estava viajando a trabalho. Isso aconteceu na segunda e ele só iria voltar no sábado. E eu? Não tinha muita opção a não ser virar PHD em exterminadora de ratos.

Ir para um hotel, não era uma escolha porque o mais próximo era o Hilton e jamais poderia pagar várias diárias.

Vizinhos

Fui pedir ajuda para os vizinhos.

Bati na porta do meu vizinho de cima. Uma casa linda e reformada. Ele me mostrou as ratoeiras elétricas que tinha pela casa, e disse: “Em seis meses peguei 16 ratos “. Se ele morava em cima pegou tudo isso, imagina eu que morava no ground floor?!?!?

Bati na porta da minha vizinha de quintal, e falei que estava com um problema em casa: ratos. Ela apenas me disse: “Qual é o seu problema? Porque os ratos estão em toda Amsterdam. Você teria que mudar de cidade. Compre a ratoeira humanizada, deixa a noite na pia da cozinha, no dia seguinte desça antes das crianças e afogue os ratos na privada e joga fora.” Migs, isso foi o verdadeiro significado de filme de Terror.

Bati na porta da minha vizinha da direita, e ela tinha uma gato. Me disse que não adiantava ela ter gato que eu iria seguir com os ratos. Eu também teria que ter um.

Liguei para o landlord. Ele disse que não tinha solução, que morou anos na casa e sempre com ratos, até que resolveu comprar um gato. Falou para chamar a empresa de Pest Control que ele poderia pagar, mas os ratos iriam voltar. Falei que iríamos sair, e ele disse que teríamos que pagar 12 meses de aluguel …

… não tínhamos como pagar isso. Chorei MUITO!!!

Eu não poderia ter gato, porque a Vic tem asma. Cada um lida de uma maneira diferente para cada assunto. Para mim, foi surreal!

Veneno, ratoeira e exterminador de ratos.

No dia seguinte, deixei as meninas na escola, peguei a bike e #partiu para comprar veneno e ratoeira. Comprei na Gamma (fica a dica!).

O veneno parecia cereal, mas na cor rosa. E o medo das minhas filhas comerem? Coloquei as meninas na cama e joguei veneno na cozinha, em todos os buracos, no basement, sala e etc.

Tapei todos os buracos com papel alumínio e palha de aço. Rato não come.

Adivinha?

Quando acordei, não tinha mais nada do veneno. A confirmação que SIM, não era apenas um mas vários ratos.

Nesse meio tempo, aprendi sobre todos os modelos de ratoeiras. Qual você quer, Miga:

  • ratoeira padrão – coloque luvas para ativar, pois o rato sente o seu cheiro e não vai pega a isca de forma alguma. Eles gostam de pasta de amendoim.
  • ratoeira elétrica – comprei, claro. O rato entra e morre com um choque, depois você joga fora e nem precisa olhar a cara dele.
  • ratoeira humanizada – morro de rir quando alguém fala isso, mas é tipo um papel com cera em cima. O rato passa em cima e fica grudado VIVO. Você pega o ratinho e joga fora de casa.

Limpeza da casa

É MUITO importante manter sua casa limpa e não deixar NENHUM alimento fora. Nem as frutas.

Fui na Ikea, comprei potes de vidros com tampas bem vedadas, de todos os tamanhos. Coloquei todas as comidas dentro.

Virei a louca da limpeza. Se caía uma migalha, eu surtava. Passava lencinho Dettol em tudo e aspirador de pó todos os dias.

Eu limpava demais, mas mesmo assim ainda aparecia coco de rato na sala, na mesa de jantar …

Exterminador de Ratos

Fechei com uma empresa e espero que nunca você tenha que usar esse fone, mas segue: Mark +31 618 65 19 80. 

Ele fez duas visitas. Na primeira, abriu a tampa embaixo da pia e era coco de rato que não acabava mais. Deixou ratoeiras lá. Voltou depois de uma semana para pegar as ratoeiras.

Tapou TODOS os buracos da casa. Ele me disse que se tiver um buraco do tamanho do nosso dedão, o rato passa.

Cada visita custa em média 70 euros.O serviço para tapar todos os buracos custou 1,200 euros. O dono descontou do aluguel. Eita rato caro da poha!

Mesmo depois de tudo isso, ele me disse que os ratos poderiam voltar e que eu não poderia abrir o quintal ou janelas. Como viver assim?

Zero Glamour

Negociamos com o landlord. Se encontrássemos um novo inquilino, ele nos deixaria sair. Pagamos uma corretora e ela anunciou a casa novamente.

Duas famílias vieram no primeiro dia. Ambas fizeram proposta. O dono fechou com a família que pagou mais caro. Eu ía avisar sobre os ratos, mas a família tinha gato. Que ótimo para eles!!!

E lá fomos nós para a terceira mudança do ano: Londres – Madrid – Casa com rato – Casa sem rato.

Busquei casa feito louca. Achei uma casa toda reformada, a prova de ratos, em frente a escola das minhas filhas. E o melhor, o aluguel era menor.

Fizemos a mudança na quinta-feira e na segunda-feira fui para Londres a trabalho. Mega correria mas feliz da vida  sem ratos. Moramos nela até hoje.

Se você tem que se mudar porque viu um rato em casa? Claro que não, mas no meu caso, a região tem muitos, eu morava no ground floor e não tinha gato.

Migs, você que olha meu Instagram e pensa que eu tenho a vida perfeita por aqui … RÁ!!! Não sei iluda. Não acredite em redes sociais. Não pense que a grama do vizinho é melhor. Apenas agradeça que você mora numa casa sem ratos que já está bom demais. 😉

 

Postado em EUROPA, Holanda, MORAR EM AMSTERDAM, VIAGENS, ZERO GLAMOUR e tageado , , , .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

One Comment

  1. Pingback: Eis a grande questão: "Você acha que o holandês é sincero ou agressivo?" | Expatriada por Amor - Blog de Natália Campos Marchi | Expatriada por Amor - Blog de Natália Campos Marchi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *