Sobre a insegurança de mudar de país. 

Querida amiga,

uma seguidora do insta (me achany a blogueirany) me perguntou se eu me sentia insegura, no começo, nos países que morei.

Migs, claroooooo, sim, com certeza e óbvio!

Vamos começar do começo – bem redundante mesmo.

Minha mãe me ensinou, e principalmente me proporcionou, essa paixão de viajar. Ela me levou para todos os estados do Brasil e alguns países. Quando eu tinha 11 anos, ela me mandou de excursão para a Disney , com uma amiga da mesma idade, pela Dimensão Turismo. Ficamos em Miami e Orlando 15 dias. Dormimos no mesmo quarto da guia. E eu? AMEI!!! Sou eternamente grata.

Com 17 anos fui com duas amigas para a Espanha por um mês. Até aprendi um pouco de espanhol nessa viagem MAETROCINIO total. Com 20 anos, fui estudar inglês por três meses em Toronto, Canadá.

Sobre o medo

Quando você muda sem previsão de volta, seja sozinha ou com a família, é totalmente diferente. Incomparável! Não compare um intercâmbio com pagar suas contas para sobreviver em um país.

Nós ficamos condicionados na zona de conforto, e quando vem algo externo para nos tirar dela, isso gera medo e muita insegurança.

Migs, tenho algumas dicas (experiência própria) para amenizar essa situação:

Redes Sociais

Migs, antes de mudar, coloque no facebook, instagram, tinder, pinterest e sei lá mais o que avisando que vai se mudar para a cidade X e pergunta se alguém conhece um primo-da vizinha-da tia-do cunhado que mora lá. Sempreeeee tem alguém! Eu já conheci pessoas super especiais assim, e também já apresentei várias assim.

Eu não uso muito facebook mais, mas deixo ativo porque vai que mudo de novo e vou precisar, né? Nunca se sabe. Sempre tem grupos no face de brasileiras na Holanda, mais brasileiras e sei lá mais o que …

Se você não tem rede social, parabéns é muito iluminada, pule 10 casas e você ganhará esse jogo! 🙂

Brasileiras

Nem toda brasileira será sua amiga. Fato. E, Migs, that is ok (como fala minha filha Valentina) …

Eu tenho azamigas pelo mundo afora. Se eu morasse no Brasil, algumas seriam minhas amigas com certeza, mas outras com toda certeza não. É uma questão de afinidade.

Muitas vezes você não vai achar aquela amiga-poha-loka-quiiirida, mas tem que conviver com as que tem. Vai selecionando com o tempo. Esteja sempre aberta a novas amizades.

Internet e Fake News

Migs, cuidado com o que você lê na net. Fake news!

Muito cuidado também com o que azamigas falam. Sempre alguém vai contar que aconteceu algo horrível com a amiga-da-prima-da-tia-da-vizinha naquele país. Eita mundo invejoso! Lembre-se da sua mãe. Tenho certeza que ela também falava: Você não é todo mundo!

Língua

Migs, é super normal morrer de vergonha de falar nos primeiro dias. Se você fala errado, e daí? Se você não fala, e daí? Nunca é tarde para recomeçar. Aliás, voltar a estudar é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos, aprender e ocupar a mente.

Conhecendo a cidade

Se você vai mudar para alguma capital/ cidade grande, a chance de ter um FREE WALKING TOUR é de 100%. Conhece? Já perdi a conta de quantas vezes eu já fiz … Ljbilijana, Budapeste, Madrid, Londres, Amsterdam, Tel Aviv, Jerusalem, Santiago e etc. Só jogar no Google o nome da cidade. Tem que cadastrar com antecedência pelo site. Normalmente são três horas andando a pé pelo centro da cidade guiado por um professor(a) de história mega-ultra-power inteligente. No final, recomenda-se dar 5euros de gorjeta. Vale a pena!

Faça isso logo na sua chegada, não importa se você já conhece a cidade. Migs, com certeza eles conhecem MUITO mais do que você. Tem coisa mais incrível do que saber a historia do local que você mora?

Aproveite para tirar, no final, algumas dúvidas.

Vizinhos

Migs, vamos lá! Tive a sorte de ter vizinhos maravilhosos em todos países que morei.

Eu não sou a melhor vizinha do mundo, porque sempre dou uns gritos em casa (quem nunca?), devem pensar que sou maluca, escuto funk e meu marido sertanejo, damos altas festas, mas voltando …

… SEMPRE dei uma lembrancinha. Para de ser “pitangueira/ mão de vaca” e compre uma torta ou vinho. Toque a campainha e se apresente. Isso é uma questão de educação.

Em Santiago dei café e não me deram nada … mas é feio para quem faz, não para quem fez. Em Londres, os vizinhos que me deram cartão, vinho e cookies. Em Madrid, levei café do Brasil e dei para os vizinhos. Em Amsterdam me deram uma torta de maça com vinho.

Minha vizinha de Londres chorou tanto quando fomos embora, e eu choro só em lembrar.

Nao espere que o vizinho te convide para entrar, logo de cara, com certeza não mas você pede o telefone e já pergunta sobre a reciclagem do lixo, mercado e etc. Já me ajudaram tanto!

Trabalhar/ Estudar/ Academia/

Se você está mudando pelo trabalho do seu marido/ namorado ou tico tico no fubá vale a pena estudar, trabalhar, ir para a academia, fazer trabalho voluntário ou virar blogueirany. Enfim, fazer algo por você por puro prazer.

Migs, não sei se você está mudando a trabalho. No meu trabalho em Londres, fiz amigos para a vida toda. Já no meu trabalho na Holanda não posso dizer a mesma coisa. Depende muito da cultura do país.

Eu não sou tímida, mas sou casada com uma pessoa tímida e tenho uma filha mais tímida ainda. Eu entendo. É muito difícil dar o primeiro passo, mas se voce não der, quem vai dar por você? Vamos lá!

Migs, se tiver medo … vá com medo mesmo! Porque se eu tivesse escolhido ficar no Brasil, há seis anos quando meu marido recebeu a primeira proposta de trabalho, eu teria perdido as melhores oportunidades da minha vida.

Postado em MORAR EM AMSTERDAM, MORAR EM LONDRES, MORAR EM MADRID, MORAR EM SANTIAGO, ZERO GLAMOUR e tageado , , .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

One Comment

  1. Adorei Nati, quando for à Amsterdam, te dou 5 Euros pelo tour. Vai ser divertido rever a cidade com uma guia “pai d´égua”. Linda te amo. Beijos nas meninas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *