Sobre oportunidades.

Querida amiga expatriada,

um dia uma uma leitora me mandou uma mensagem bem linda sobra as oportunidades da vida. Ela fez milagres com as oportunidades que teve na vida. E eu sempre fico emocionada (sim, sou chorona!) com o que as pessoas fazem das oportunidades.

Eu fui privilegiada na infância. Primeiro porque eu era filha única, e se tivesse mais irmãos não teria tido nem metade das oportunidades que tive. Segundo porque minha mãe era visionária desde sempre. Ralava para me dar o melhor. E o melhor não significava me dar todos os brinquedos ou tudo que eu pedia, mas o melhor era pagar escola, inglês, espanhol e francês. Obrigada, Maiê!

Tenho amigas que tiveram MUITO menos oportunidades do que eu. Migs, eu tenho amiga de infância que vive do Bolsa Família!

Tenho outras amigas que tiveram MUITO mas MUITO mais oportunidades do que eu. E essas … se eu contar onde estão, vocês nem acreditam. Fracassadas porque tiveram tudo e não valorizaram!

Mas eu tenho uma amiga inesquecível …

Sobre o meu maior orgulho – Mayara Hellen. ❤

Pode pegar um lencinho porque é de chorar. De chorar de amor e alegria!

Há sete anos, eu estava grávida da Valentina, e fomos consertar o celular do meu marido na Nokia.

Fomos atendidos pela Mayara Hellen. Na época, ela tinha 19 anos. O celular estava quebrado, ela pegou um aparelho para substituir, mas que também estava quebrado. Imagina a cara de c… do meu marido, né?

Resumindo, ela manteve a calma e fez um atendimento MUITO acima do esperado.

Eu a observei o tempo todo e no final, disse: “Oi, você é excelente e eu queria te contratar. Esse é o meu cartão, me manda um email com seu CV, por favor”. Tenho certeza que ela não acreditou naquele momento. Afinal com quem isso acontece na vida, certo? Mas enfim, ela me mandou o CV e encaminhei para o RH.

Eu era Gerente de Marketing e tinha uma equipe de atendimento ao consumidor. Eram 12 guerreiras!

Lembro, como hoje, no dia que ela chegou para fazer o processo seletivo. Tão nova e tão esforçada. Fez todo o processo e … adivinha?

EU A CONTRATEI!!!

Migs, a Mayara é meu maior orgulho! Ela agarrou essa oportunidade com todas as forças.

Morava bem longe do trabalho. O pai era motorista de ônibus e a mãe diarista. Filha única.

Na hora do almoço, eu dava aula de inglês (de graça) para ela e as outras mulheres especiais e guerreiras.

A Mayara sempre foi além em tudo. Eu pedia algo, ela fazia muito mais.

Entrou para a faculdade de administração, e em poucos meses a promovi para uma vaga no Financeiro, onde tinha mais a ver com o que ela estudava.

Eu sai da empresa, fui morar fora do Brasil e nunca perdi o contato, porque queria acompanhar essa novela.

Eu sempre achei que ela iria voar. Dito e feito.

Aquela empresa era muito pouco para ela. Ficou dois anos e meio. Estudou. Cresceu. Mudou de empresa.

Há quatro anos ela é Consultora na Ernerst Young.

Eu choro de emoção todas as vezes que vejo foto no insta. É ela, toda linda, na foto desse post!

Mayara, minha querida, esse mundo é muito pequeno para as oportunidades que você merece! Seja feliz sempre. Eu MORRO de orgulho e estarei torcendo sempre, mesmo que do outro lado do mundo, pelas suas conquistas. ❤

Palavras da Mayara Hellen …

E aí mandei o post para a May, e ela escreveu essas lindas palavras que chorei, choro e vou chorar sempre que lembrar.

“Naty, eu não tenho palavras para expressar o que você representa na minha vida. Você com apenas um gesto, mudou tudo… Muitas coisas aconteceram, mas foi ali que tudo começou, graças a VOCÊ. E o que eu mais acho fantástico é que tudo que vem acontecendo é interligado ao que você fez.

Vou citar algumas coisas:

Você me deu a oportunidade, assim comecei a trabalhar na Prosoft… Lá eu trabalhei com o Michel, que depois de um tempo veio para a EY… Assim, ele me indicou e eu abracei a oportunidade… Depois de 3 anos me candidatei para uma outra área da EY e um dos diferenciais foram que eu já havia trabalhado na Prosoft.
Olha só… Você mais uma vez presente na minha vida.

Na vida nada é por acaso e desde da primeira vez que te vi, soube que era um anjo em minha vida. Tudo começou ali, pq você acreditou no meu potencial e no que eu tinha a oferecer.

Quero deixar registrado aqui o meu MUITO OBRIGADA… Por TUDO! Sou eternamente grata a você, por tudo que fez e continua fazendo por mim.

Tenho CERTEZA que Deus te colocou na minha vida em forma de um anjo. E sei que mesmo você estando longe, estaremos sempre interligadas. É algo muito forte.

Conte sempre comigo! E vamos  em frente, pq o céu não é o limite…”

O Clique

Quando eu tinha 17 anos, meus pais se separaram. Não tenho contato com meu pai há 20 anos, mas não quero entrar nesse detalhe … e foi exatamente nessa época que aconteceu aquele CLIQUE da vida, sabe?

Eu era a filha-única-mimada-privilegiada, e de uma hora para outra, se minha mãe morresse no dia seguinte, eu não teria do que e nem onde viver. Acorda, filha!

Sorte é quando a oportunidade encontra o preparo – frase de uma leitora Vale Campelo.

Pois bem, começei a dar meus pulos! Na verdade, parti direto para o duplo mortal carpado twist com saída em espacate. 🤸🏽‍♀️

Comecei a trabalhar no Shakers aos 18 anos – fazia drinks em festa fechada. Ganhava R$80,00 por festa. Fazia facu de manhã, espanhol no almoço e trabalhava na night. O brasileiro parece que tem vergonha de trabalhar em certas coisas. Pagava bem e que mal tem? Fiz uma boa graninha que usei no meu intercâmbio no Canadá.

Depois, aos 20 anos, entrei em Hotelaria. Fiquei por quatro anos trabalhando das 15h às 23h30, no intervalo do meu trabalho (19h), eu ensinava os coziheiros do hotel a ler. Fazia faculdade de manhã e espanhol na hora do almoço. Tenho super amigos dessa época até hoje!

Meta

Eu sempre quis e vou ser: rhycah e feliz (sim, porque tem muita rhycah deprê) para viajar o mundo. Essa é minha meta! Não julgue. Sem mimimi. Foque na sua meta e vá lutar por ela.

Depois de quatro anos em hotelaria, percebi que não iria ficar rhycah. Muito menos trabalhando na área operacional que eu tanto amava. Também não teria tempo para viajar (minha outra meta)… o que eu fiz? #partiuTI.

Comecei como assistente. Não, Migs! Nada de assistente de Tecnologia da Informação, mas assistente faz-tudo-quando-ninguém-quer-fazer-poha-nenhuma, conhece? Era uma empresa finlandesa de segurança da informação.

Comecei do zero em TI. Só sabia digitar, ligar e desligar um computador.

E aí, a maior parte do meu salário eu investia em estudos, porque o conhecimento ninguém tira (aprendi com minha mãe) … estudei para poha! Fiz pós-graduação e especialização em Marketing, Marketing de Serviços, Administração de TI e MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Entreguei meu TCC duas semanas antes da Valentina nascer.

A empresa te da oportunidade ou você busca a oportunidade?

Você é quem na frase acima? Pense bem.

Eu busco, aliás cavuco a oportunidade na empresa.

Eu sempre entreguei muito além dos meus resultados, até hoje … bati minha meta deste ano em setembro. Uhuuuu!!!

Tive chefe que me xavecava (safado!).

Tive chefe que me humilhava.

Tive chefe que eu fazia tudo e ele quem ganhava os louros.

De todos, eu sempre tirei o melhor aprendizado.

Migas, eu também tive chefes maravilhosos! Renato Chammas, Fabiano Orsi, George Durante e Lucas (VP da minha atual empresa), meu eterno muito obrigada. ❤️ Esses caras são fodásticos!

Um dia eu trabalhava em Hotelaria, e um hóspede habituee (frequente) pediu para ver um quarto superior. Quando mostrei, ele me agarrou, eu sai feito louca correndo e chorando. Avisei para o Gerente Geral, na época. E ele? Falou com o hóspede e contou o ocorrido para a empresa que pagava a hospedagem. Simplesmente ele virou persona no grata no hotel. Chefe da poha, obrigada GG!

Fui mudando de empresa e crescendo profissionalmente na área de Tecnologia da Informação. Todos meus empregos, eu consegui pelo LinkeIN. Tem dicas dessa ferramenta maravilhosa neste post.

Me encontrei. Amo o que eu faço! TI é o futuro, sempre vai ter mercado para quem quer crescer nessa área.

Acho que 80% são homens. E eu AMO trabalhar com homens. Sou prática. Migs, pelo amor, a mulher olha sua roupa e fica com cara de c … a tarde toda porque não almoçou com você. Além de desejar sua bolsa, corpo, cabelo, qualquer coisa que ela acha que é melhor do que ela tem. Faz drama e fofoca. Puxa tapete. Se o homem tiver algum problema, já fala na cara e resolve.

Segue o baile…

Geração Millennials

Já começo esse parágrafo com preguiça dessa nova geração. Ai ai ai … como será o futuro?

Eles querem ser promovidos em seis meses. Oi???

Se achany melhor do que o Chefe. Sempre!

Tem UMA experiência profissional e acham que o CV é de f…

Focam em salário, não em carreira. Mudam de emprego por 20 euros.

Hello, new generation, bora cair na real!

Nossa se eu tivesse tido esta oportunidade …

Falei das minhas oportunidades. Falei da oportunidade da Mayara. Não se compare com a gente!

Não adianta comparar. Não adianta ficar frustrada. Não adianta ficar se achany a melhor. As suas podem ter sido melhores ou piores do que as nossas. Cada um tem e faz a sua história.

Já ouvi tanta história deprê de expatriada, mas Migs o que você faz para mudar? Fácil reclamar. Difícil é fazer acontecer. É óbvio que eu também tenho meus momentos de reclamar. Vivo perrengue atrás de perrengue, já falei aqui. 😁

É fodástico acompanhar carreira de marido, mas muitas pessoas queriam ter essa oportunidade. Aproveite o que é possível aproveitar. Faça algo que goste. Faça algo por você. Faça algo que te dê prazer.

Se você ainda não se encontrou, tem 122mil videos no youtube que é só dar um clique para aprender.

Mais uma para a conta!

Semana passada, estava almoçando com meu chefe de Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) e disse que era shame on me não falar dutch. Realmente acho uma falta de educação morar aqui, na Holanda, e não falar a língua.

Contei que fiz um curso intensivo de duas semanas, mas precisava estudar mais.

E ele? Migs, vai patrocinar um curso de dutch para mim. Estou tão feliz! Para você, pode parecer pouco mas para mim é MUITO.

Mais uma vez cavuquei uma oportunidade e consegui. Uhuuuuuu!!!

Postado em MORAR EM AMSTERDAM, MORAR EM LONDRES, MORAR EM MADRID, MORAR EM SANTIAGO, ZERO GLAMOUR e tageado .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

5 Comments

  1. Seu texto me motiva Natália. Dá aquela “injeção de ânimo” como dizemos. Obrigada.

    Mas gostaria de ressaltar o que mais me atraiu no seu relato: humildade.
    Costumo dizer que você pode ganhar o mundo, se não tiver humildade, você será um “m…” (desculpa a expressão).

    Nada nos faz mais dígnos do que sermos humildes. Nos encaminha à outro nível de capacidade humana.
    Independente da posição, conta bancária ou influência que temos, humildade é adjetivo de poucos, raridade de almas nobres.
    Parabéns por cultivar isto.

    E mais uma vez, remeto parte deste mérito à sua mãe que, para mim, é um exemplo de WOW (só de “ouvir falar”). Parte, pois o resto veio de você mesma, como escolheu trilhar sua história. Somos resultado também de muitas escolhas não é mesmo?

    Ao ler seu texto me lembrei de quando eu falava com Deus e dizia “por favor, investe em mim?”. Quantas lágrimas de cansaço!
    Sempre fui uma sonhadora. Mas olha, eu nunca tive em minha história de vida, alguém que investisse em mim, como você investiu na Mayara, como sua mãe investiu em você. Claro, devo confessar que os esforços dos meus pais tinham esta intenção. E sou extremamente feliz por tê-los como pais. Mas faltou aquela parte “visionária”. E em relação àquela “forcinha” vinda de terceiros, literalmente zero.
    Em nenhum momento deste meu percurso até aqui, parou um anjo e disse “vem cá criatura, deixa eu te dar um empurrãozinho”. 😄

    E era uma inquietude ver meus amigos todos “relax”, podendo ir para as atividades extras curriculares, para os congressos, podendo estudar um período do dia normal, não pegavam busão p ir para a facul, os pais pagavam mensalidades, aluguel, comida… A preocupação maior da maioria era com os “peguetes”. Enquanto eu “latia no quintal para
    economizar cachorro”, economizava até pensamento para poder custear a vida. Me banco dos 18 até aqui.

    Todavia, me considero abençoada. Primeiro pq eu era feliz “sem motivo” (como diziam meus amigos😄 – eu vejo motivos sempre). E segundo por que, embora não apareciam anjos para investir nos meus sonhos, tive vários no decorrer da vida, que apareceram com prato de miojo com legumes, por exemplo. E acredite, aquele miojo com legumes foi meu almoço por um ano! Sou muito grata por isto 🙏🏿 (tenho uma hérnia de hiato hoje e uma saúde meio debilitada como consequência do passado, mas aquela fase eu sobrevivi! 🙊

    Eu achava que meus pais já tinham problemas demais e decidi viver os meus sozinha. Eles nunca souberam que eu estava bem na pior. Mas esses anjos sempre apareciam nas horas oportunas. Quando o cansaço era demais e eu já não suportava lutar, quando a tristeza era tamanha e frustrava meus sonhos, lá estava um deles. Anjos que trouxeram não apenas miojo, mas um abraço, uma palavra de ânimo ou um copo de leite antes de dormir.

    De toda maneira, não posso ser ingrata pelo o pouco que tive. É do pouco que fazemos milagres.

    Meu pai é meu grande exemplo disto, sempre me inspirei na garra dele. E quando estava difícil continuar, eu me colocava no lugar dele e pensava, “nossa, isso aqui não é nada, você pode superar, não desista garota, nem malária você tem!” (aqueles mantras da vida lol).

    No meu caso, talvez não tive o suficiente para alcançar os sonhos que eu tinha (alguns ainda são bem vivos dentro de mim, e sim, há frustrações sendo superadas ainda pois não sou de ferro).

    Eu brincava dizendo “quando Deus me dá a farinha, o diabo vem e carrega o saco” lol

    Era sempre desse jeito minha vida. Uma luta atrás da outra. Mas eu buscava ver o bom do ruim e crescer (mesmo que apenas espiritualmente) com isso. Era o meu jogo do contente!

    Estou em um período que nunca imaginei viver. Estou exatamente da forma como eu nunca me vi estar, nunca sonhei e era o oposto dos meus anseios. Mas ainda estou viva e sou capaz de continuar a lutar por alguns velhos sonhos, outros novos… Afinal, sonhar nos move na vida!
    Morremos quando não temos mais sonhos.

    Embora eu não esteja como planejava há 15 anos, sinto-me grata por tudo que vivi. Pois me fez aprender coisas não programadas, conhecer pessoas inimagináveis e chegar a lugares nunca almejados. Me fez ver esta passagem pela vida com um olhar transcendental. Viver é dádiva. Aos trancos e barrancos que seja, viver é a maior oportunidade de todas.

    E você, hoje, foi uma fonte de inspiração para mim também.

    Eu tinha 17 anos e dizia “não há esforço sem retorno, pode demorar, mas seu esforço te trará algum resultado”. Mais de 10 anos se passaram e não colhi resultado de nenhum esforço dos últimos anos… Hahahaha (Eu tenho que rir, pq sério, minha vida é uma novela real😄)

    Mas aquela menina que eu era, está a ponto de renascer. Preciso dela novamente para recomeçar, porventura não viver todos os sonhos, mas quem sabe criar novos!

    Você me ajudou grandemente com este conteúdo.

    Desejo que realizes todos os sonhos da tua vida!

    Muito obrigada.
    🙏🏿

    P.S: foi mal escrever tanto… 🤦🏻‍♀️

  2. Adoro ler teus post. Perrengues, dificuldades mas sempre com muito positivismo e vitórias!!!! Reconhecer as oportunidades é uma qualidade ímpar. Parabéns!!!!

  3. Muito orgulho de vc, Nat! Sua disciplina e perseverança sao sempre um exemplo pra mim! Minha sempre parceira e guerreira.

  4. Nati, vc foi muito além das expectativas que eu imaginava pra você, porém, o que me deixa cheia de orgulho é a sua atitude de sempre ajudar o outro.
    Não importa quem e em quê, vc sempre está lá fazendo a sua parte sem querer nada em troca.
    Deus lhe abençoe.

  5. Belas histórias de gente q vale pelo gênero!
    Parabéns a todas
    Com meus quase 89, faço parte do time vencedor!
    Um dia contarei com detalhes!!!!!beijos e feliz és festas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *