O Brasil dos esquecidos

Querida amiga expatriada,

a família da minha mãe é de uma cidade de 25 mil habitantes chamada Quipapá, localizada na Zona da Mata, em Pernambuco.

Eu passava as férias nessa linda cidade. Cresci solta e feliz. Dalí que eu tenho as lembranças dos dias mais felizes da minha infância com minha família e amigas que mantenho até hoje.

Anos se passaram e tudo piorou …

Hoje, a cidade anda de mão dada com a miséria.

Meu marido perguntou se alguma ONG ajuda. Migs, ONG ajuda a África ou projetos que tenham mais visibilidade. Quipapá é o Brasil dos esquecidos, muito prazer! Assim como muitas outras cidades no interior do Brasil.

As casas são de tijolo aparente. Outras no morro do Alto do Cruzeiro podem desabar em qualquer chuva. Algumas, muito sofisticadas, são pintadas de colorido. Todas não tem forro, somente telha. Não tem portas, apenas um lençol pendurado separando a sala/cozinha e quarto.

Filhos? Muitos e bota muito nisso.

As ruas são de paralelepípedos ou de terra.

Tem uma rua principal do comércio; feira.

Um hospital decadente sem médico. Uma ambulância caindo aos pedaços para levar “para fora” como eles chamam, pois em outra cidade é muito melhor.

São cenas que você só vai ver na TV do seu móvel planejado.

A gente vive na bolha, né?

Quando eu tinha 12 anos eu queria porque queria um tênis New Balance, pedia, enchia o saco e até que ganhei de aniversário. Pura ostentação para mim! Usei em Quipapá e uma amiga perguntou se era “N” de Natália. Pronto, a ficha caiu que aquilo não era nem N de Natália, nem N de New Balance, nem tinha e nem deveria ter significado algum.

Minha mãe sempre me levou das férias na Disney, Europa e EUA direto para lá. Eu repito o mesmo modelo com minhas filhas, claro. E elas? AMAM! Valentina chora que não quer ir embora de Quipapá. E eu também porque lembro que fazia o mesmo.

Sobre as escolas.

Minha prima, Renata Alves Araújo, é Professora. Eu morro de orgulho dela e do marido, Álvaro Jorge, Professor também. Porque eles SIM estão mudando o mundo.

Ela me conta histórias de partir o coração. 💔

Uma mãe mandava cada dia um filho para a escola. Nunca os filhos íam juntos, minha prima foi na casa dela saber o motivo. A verdade é que só tinha UMA camiseta em casa, então cada filho usava um dia. É de chorar!

O chinelo fica na porta da sala, porque não pode gastar, senão não tem como voltar para casa no sol senegalês.

A roupa é a mesma para a escola e para sair.

As aulas em 2018 terminaram 20 dias antes porque ACABOU o dinheiro da merenda.

Não preciso nem comentar onde foi parar o dinheiro, certo? Migs, a corrupção é tanta no Brasil que o dinheiro não chega para quem precisa.

Please, help!

E eu não posso sentar plena e dhyva no meu sofá, do outro lado do mundo, e ver tudo isso sem fazer nada … portanto, queria pedir sua ajuda. ❤️

Acho que o melhor que nós podemos dar para uma pessoa é a oportunidade de estudar.

O estudo ninguém tira. Já dizia Malala – se não leu o livro, vale a pena ler!

Tem duas escolas na cidade, do estado e município.

As aulas voltaram agora, em fevereiro.

Eu ajudei 20 alunos – uma sala completa com sapatos, roupas e material escolar para cada aluno. Tudo novinho. Que sorte e benção a minha em poder ajudar!

Se quiser e puder ajudar UM aluno. Pode ser somente o chinelo. Somente a roupa. Somente o material escolar. Tudo isso já é MUITA coisa!

O que você puder e quiser. Para ter uma ideia:

  • Chinelo custa 7 reais
  • Material escolar para o ANO TODO: caderno, lápis, lápis de cor e papel sulfite. Tudo por 50 reais por aluno.
  • Mochila para a escola 20 reais
  • Roupa (conjunto) 20 reais

Essa é a conta da minha prima, que mora lá. Ela vai na Feira de Caruaru, que é mais barata, para comprar roupas e material escolar.

Migs, me manda mensagem se tiver alguma dúvida. camposnat@hotmail.com ou no meu Instagram @expatriadaporamor

Depois envio fotos, porque não quero expor as crianças aqui.

Muito, muito e muito obrigada. ❤️

Postado em VIAGENS e tageado , .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

6 Comments

  1. Pingback: Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo – Malala Yousafzai | Expatriada por Amor - Blog de Natália Campos Marchi | Expatriada por Amor - Blog de Natália Campos Marchi

  2. Pingback: O melhor lado da internet. Poder mostrar o BEM e o AMOR. | Expatriada por Amor - Blog de Natália Campos Marchi | Expatriada por Amor - Blog de Natália Campos Marchi

  3. As pessoas quando desenvolvidas tendem a procurar um futuro melhor e os sem estudos continuam na mesmice , o ser humano é egoísta ao extremo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *