Como buscar emprego na Inglaterra. Dicas de uma super amiga, Dona do Rolê em Londres!

Querida amiga expatriada,

já começei do zero em quatro países diferentes com a minha família. Deixa eu te contar a realidade … Migs, quando sua amiga fala que vai morar em Amsterdam, não quer dizer que ela vai passear de barco pelos canais tomando vinho rose, fazer selfie nas pontes com flores, andar de bike como se não houvesse amanhã e fumar maconha 24h do dia. A verdade é que no começo, ela vai ter mais vontade de se jogar em um canal do que qualquer outra coisa. O mesmo vale para Londres, sua amiga vai ter mais vontade de pular do Big Ben no começo do que qualquer outra coisa. Resumindo: a grama do vizinho é sempre mais bonita porque tem filtro. #ficaadica

Imagina você deixar para trás toda sua família, amigos, casa, bens e começar do ZERO em um país onde não conhece ninguém. Oi, bem-vinda!

Nessa vida expatriada, para quem está fora dela sempre enxerga um filtro romantizado e lindo da situação, mas depois de tantas mudanças, posso afirmar com segurança que a realidade está muito longe de ser essa.

Depois de arrumar a vida de toda a familia, fazer mudança de casa, fazer os cadastros no medico da familia, conhecer os vizinhos, entender qual comida comprar, enfim, fazer todas as burocracias … quem sabe depois de uns meses, finalmente, você vai finalmente buscar emprego! Obaaaaa, bora animar porque tem quer muita disposição e animação para aguentar a quantidade de NÃO pela frente.

E agora, por onde começar?

Em primeiro lugar, quero apresentar A Dona da Poha toda! A Dona do Rolê. Minha querida amiga e vizinha (de London), Leticia Coutinho. 💃🏾

“Não poderia começar a minha fala sem rir dessa minha amiga maluca … hahahaha…ai ai!

Então…

Prazer, A Dona da P### Toda! 🙂 Mineira natural, de Montes Claros, e em Londres ha 13 anos. A ideia de vir pra Londres pra mim era tão grande e impossível quanto ir a Lua! Cheguei aqui com ‘dinheiros’ trabalhando por 4 anos como professora e umas vaquinhas (vaca de verdade!) que comprei quando estava na faculdade. Como não conhecia ninguém que já havia ido a ‘Lua’, todas as minha pesquisas foram pela internet mesmo.

Cheguei em 2005 com escola de inglês paga por 6 meses, um mês de acomodação e um dicionário que não largava por nada!

Meu primeiro emprego num hotel em Mayfair, eu consegui através do taxista que me levou do aeroporto pro albergue. Eu não conhecia ninguém e networking…ah? Meu inglês era de zero a pouco, mas eu sabia que eu só conseguiria um emprego legal se eu falasse inglês. Voila! Ladies and gentlemen: cadeira e livro!
Meu primeiro trabalho de “gente grande” foi na British Telecom, quase 2 anos depois da minha chegada, através de uma agência de empregos, e eu trabalhava num call centre. Depois de 2 anos e algumas promoções internas, resolvi trabalhar em vendas. Meu último emprego na BT foi como Gerente de Marketing.
Hoje trabalho como Gerente de Marketing da Rosetta Stone. Me considero muito feliz com o que conquistei até hoje. Poderia talvez ter chegado a um cargo mais alto na BT, mas meus planos e metas pessoais eram de aumentar minha experiência e salário. Para isso, mudei de emprego 4 vezes em 4 anos que mais parece um suicídio profissional. Começar de novo em uma empresa nova não era tarefa fácil (se fosse, todo mundo fazia!). Fiz cursos pra dar aulas de língua estrangeira, me qualifiquei em marketing e agora já estou buscando novos desafios profissionais.
Mas chega de história e vamos ao que interessa, né?
Se eu pudesse dar uma receita sobre como procurar emprego em qualquer lugar do mundo, usaria os seguintes ingredientes:

  • Uma porçao beeeeem generosa de amigos.

Fale pra todo mundo que você conhece que está disponivel para o mercado de trabalho. As pessoas sabem de oportunidades o tempo todo em todos os lugares! Ja cansei de ver a Nati fazer isso. Fale com ela SEMPRE! 😉

  • Adicione tempo e dedicação ao seu currículo e perfil no LinkedIn.

Empresas dificilmente leem currículos. Elas usam um software que busca palavras-chave para determinados trabalhos. Se essas palavras não estiverem lá, é lixo na certa, minha amiga! Faça um currículo para cada trabalho que se candidatar e candidate-se como se aquela fosse a sua única oportunidade.

  • Acrescente conquistas (key achievements) no seu currículo

Metas que ultrapassou, projetos especiais que completou, etc. Quais foram as suas significativas conquistas em cada trabalho que fez?

  • Misture-se e vá a meetups!

https://www.meetup.com/ sobre assuntos do seu interesse.

Já encontrei muita gente legal com ótimas ideias nesses eventos e a grande maioria é gratuito. Se você não ganhar nada, vai conhecer gente e escutar alguém que tenha alguma coisa interessante pra falar.

  • Mexa-se a busque agências de empregos especializadas na sua área de atuação.

Ligue pra essas agências e converse com as pessoas responsáveis por recrutamento. É muito mais fácil lembrar-se de uma conversa com alguém que te passou confiança do que um CV em um papel. Eu nunca obtive sucesso com essas agências grandes como Michael Page, Monster, etc.

  • Experimente fazer entrevistas com amigos e familiares.

Repita respostas para possíveis perguntas.

  • Experimente colocar seu currículo em sites.

Como Reed.co.uk – as pessoas podem te encontrar pelo Google. Já me acharam assim e até trabalhei no lugar!
Faça tudo isso ao mesmo tempo e certamente obterá resultado!

  • Além de tudo isso, crie o hábito de aprender!

Há infinitos cursos de baixo custo de até gratuitos. Eu sou viciada na Udemy, Open University, FutureLearn, Coursera. Há sempre uma maneira de fazer o que já fazemos de uma maneira melhor!

Espero ter ajudado,

Leticia”.

Migs, não posso listar aqui os bens dela, senão alguém vai pedir pensão 😉 … mas ela é fodástica! Atualmente, fala inglês fluente com um sotaque mais British impossível, e está super realizada na vida profissional e pessoal. Afinal, isso que importa! Let Vizinha, desejo todo sucesso do mundo hoje e sempre. Muita saudade!

Postado em MORAR EM LONDRES, ZERO GLAMOUR e tageado , , , .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

5 Comments

  1. Pingback: Sobre conseguir emprego na Europa: Você tem experiência no mercado europeu? Pule cinco casas. Você é casada, sem filhos, e não tem experiência aqui? Volte três casas no jogo da vida. Agora, se você é casada, com filhos, veio acompanhar o marido,

  2. Pingback: Sobre conseguir emprego na Europa: Você tem experiência no mercado europeu? Pule cinco casas. Você é casada, sem filhos, e não tem experiência aqui? Volte três casas no jogo da vida. Agora, se você é casada, veio acompanhar o marido, não tem fam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *