Carpe diem, o estilo de uma vida expatriada. 

Querida Migs expatriada,

há muitos anos, em uma das minhas viagens ao Peru, fiz uma tatuagem no pé direito: Carpe Diem! Migsss, sua louca! Não, eu não estava louca e levo a vida nesse sentido até hoje. É de origem do latim e significa “aproveite o momento”. Na primeira vez que sai com meu marido, ele comentou que queria fazer uma tatuagem escrita isso e eu mostrei a minha. Não tenho o pé de Cinderela, mas deu certo e pronto, casei! 😁

Enfim, há cinco anos morando fora do Brasil, em diferentes países, aproveitar o momento ao máximo se tornou meu estilo de vida.

Deixa eu te contar, não tenho a menor ideia de quanto tempo vou morar na Holanda, Lapônia, Congo e etc. Não precisa perguntar sempre. Obrigada. De nada. E minha vida é e será assim por uns bons anos … qual é o aprendizado? Eu aproveitei e aproveito todas as oportunidades em cada país, da forma mais intensa possível. “O importante é que emoções eu vivi”, como a música de Roberto Carlos. Seja uma bela deprê pos-parto em London até viajar cazamigas. Sou dessas! Estou na “sofrência” mas curtindo. Geminiana bipolar feelings! 😂😂😂

Se eu pudesse dar uma dica para uma Migs Expatriada é essa: Carpe Diem! Cada caso é um caso, mas em todos os casos aproveite como se não houvesse amanhã. Algumas expatriadas mudam de país para estudar, trabalhar, acompanhar o marido, enfim vão e com medo mesmo. Outras sabem que vão morar em determinado país durante dois anos. Outras não sabem de nada, inocentes – me incluo nessa lista.

Já falei nesse post aqui. Eu levei a minha casa toda para os países que morei e vou morar. Algumas amigas não penduram quadros na paredes, porque não sabem quanto tempo vão ficar em cada país. Eu? Bom, eu já chamo um “marido de aluguel” na primeira semana para furar todas as paredes. Não tenho paredes sem quadros. Colo adesivos nos quartos das meninas. Meu marido fica doido! Mas essa é uma das minhas formas de aproveitar ao máximo aquele espaço.

Muitas expatriadas não começam nada, absolutamente nada, porque não sabem quando vão embora. Qual é o seu propósito de vida? Por outro lado, tenho uma amiga que começou o MBA grávida e outra que faz 122mil cursos.

Tenho uma lista de ✔️TO DO nas minhas notas do celular. Ela é bem grande. Algumas tem deadlines, para não procrastinar. Eu sei que a gente ama procrastinar e auto-sabotar, não é? Mas enfim, se eu fosse embora da Holanda amanhã, pode ter certeza que já fiz 80% da minha lista e irei feliz da vida do tanto que aproveitei esse país em apenas um ano.

Migs, indico fortemente fazer isso, porque em períodos mega deprê, como esses dias frio, cinzas e escuros, essa lista vai te impulsionar a fazer algo por você! Desde coisas simples como mais complexas, que levam tempo.

No Chile estudei espanhol, fiquei com a Valentina quatro meses em casa, fiz amigas para uma vida, aprendi a cozinhar e esquiar (nem tanto!), bebi muitooooo vinho e consegui emprego. Em Londres, eu engravidei, tive a Vic, trabalhei, fiz aula de circo (amo!), fui a missa, conheci demais sobre diferentes culturas, vi a Rainha, aprendi a lavar banheiro e manter uma casa limpa, fiz as melhores amigas e viajei muito. Em Madrid, eu malhava muito, fiz novas e queridas amigas, me dediquei full time para as meninas, e conheci quase toda Espanha. Na Holanda, já mudei de casa (devido aos ratos, isso mesmo que você está lendo!), trabalhei, estudei dutch, vi as tulipas, brincamos na neve, os canais congelaram, passei um calor da poha, conheci várias cidades, fui a missa, praias, parques, tenho 122mil amigas … enfim, tenho tudo guardado na minha memória. Vivi intensamente em cada país!

Eu sei. Tem dias que não da vontade de fazer nada mesmo. Tem dias que a gente pensa: “meu Deus, por quê?” … mas se você não fizer, quem vai fazer por você? Coloca um batom vermelho, tira o pijama e bora!

No meu primeiro país eu gastava meu tempo com tantas coisas e pessoas desnecessárias. Hoje, para mim, o tempo é o que eu tenho de mais precioso. Tenho que fazer 122mil coisas em um dia. Quanto mais eu faço, mais eu arranjo tempo para fazer e aumentar minha lista. Migs, não fique aí sentada lendo esse post. Leia enquanto você estiver fazendo bike na academia, ou no metro indo para algum lugar interessante. Enfim, eu vejo os videos no youtube sobre viagens, arrumação e organização, resumos de livros, unboxing de bolsas (sim, sou dessas!) e minimalismo enquanto tiro a roupa da máquina, dobro e guardo. Também assisto enquanto passo maquiagem ou faço comida.

Devo ter “FOMO”fear of missing out – nova terminologia para siricutico (para as nordestinas), fogo no rabo (para as paulistas) ou fogo na bacurinha (para as mineiras). Me entende? Se sim, bora ser amiga!

Eu garanto que muitas pessoas gostariam de estar no seu lugar. Primeiro, agradeça e se joga, Migs! 🙏🏻💘🤸🏽‍♀️

Aula de DUTCH, na Holanda.

Aprendi a cozinhar para minhas festas intimas de 50 pessoas! 🙂

Fiz um bolo lindo para meu niver e do marido. Fiz um enfeite de papel lindo em cima do bolo. Adivinhem? Pegou fogo. Trauma da filha mais velha ate hoje hahaahhaaha

Fizemos a colheita da uva no Chile para produzir o vinho. Foi demais!!!

Uma das 122mil viagens dazamigas para Oslo, Noruega.

Plenaaaaaa com 8 dias pós-parto levando a Valentina a escola. Me achany!

Chorando um monte na despedida do meu trabalho, em Londres. Ahhh hoje trabalho para a mesma empresa. Eu amo essas voltas que o mundo da!

Passei e ainda passo frio, mas saio mesmo assim!

Fico morta com farofa, mas faço playdate semanalmente.

Bebo para seguir o baile …

 

Postado em MORAR EM AMSTERDAM, MORAR EM LONDRES, MORAR EM MADRID, MORAR EM SANTIAGO, ZERO GLAMOUR.

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

8 Comments

  1. Nate, inspiração total ! Adoro seu alto astral e seus posts são exatamente como você … faz falta em Madrid ❤️

  2. Adorei! É como penso também. Tem que ter essa lista na mente pra não se perder nas mil coisas da rotina da casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *