Azamigas!

Querida amiga-mãe-expatriada,

azamigas! Elas são tudo que você tem de mais importante nessa vida expatriada, depois da sua família. Sabe por quê? Elas são a sua família fora do Brasil. ❤️

Por outro lado, eu sei … eu também passo por isso. Morro de saudades todos os dias das minhas amigas do Brasil, de infância, da escola, da faculdade, de Pernambuco, do MBA, do circo e do trabalho.

É mais difícil fazer amizade na fase adulta, mas posso garantir que as amigas (de verdade) que fiz nos último cinco anos, em quatro países, são para uma vida toda.

Já escutei várias vezes que os ingleses eram muito fechados. Morei em Londres por quase três anos, e não conheci ninguém assim. Migs, não crie barreiras. Você precisa se adaptar, não eles. Seja flexível e mais aberta a essa nova cultura. Nada vai ajudar você reclamar que o povo do país é chato ou fechado, então faça amizade com pessoas de outro país. Se esforçe. Pessoas boas atraem pessoas boas. Acredito MUITO nisso!

Claro que é mais fácil quando você vai para um novo país estudar/ trabalhar – porque todos estão na mesma situação. Porém quando você muda porque o marido foi transferido ou está em busca de uma nova oportunidade de vida … é fodástico mesmo. Até porque tem muitas outras prioridades como serviços domésticos, comida, filhos, procurar emprego, aprender uma nova língua e etc.

Em todos os países que morei, azamigas me ajudaram MUITO. Não andianta. Você precisa fazer amizade em um novo país, senão vai morrer de depre e acabar a vida da sua família. Happy Wife. Happy Family.

Indicação

Um dos meus papéis nesse mundo é conectar pessoas. Não tenho a menor dúvida. Já saiu até casamento (Vivi e Erik, saudades!) Eu AMO apresentar azamigas que tenham afinidades.

Quando estou de mudança, já pergunto para todos os conhecidos se alguém tem amigas no novo país. Isso mesmo! Escrevo um post no face: “Estou mudando pela 122mil vez, quem poderia me apresentar alguém na cidade?”. Com essa tática, já conheci pessoas incríveis e também já conectei várias azamigas.

Facebook

Sempre tem grupo no facebook. Faça uma busca por: mães brasileiras em Londres, brasileiras em Madrid, amsterdam mamas e etc. Óbvio que tem pessoas nada a ver. Fuja dessas! Eu sempre posto meu nome, idade das filhas, e pergunto se tem alguém no meu bairro. Conheci minhas duas BFFs de Londres assim, a Paulinha e Carina (muita saudade!).

Escola do filho(a)

Se seu filho(a) estuda em escola Britânica ou Internacional, já é meio caminho andado. Sempre tem brasileira e pessoas que já moraram em outros países, como você.  Se estuda em escola local, esteja aberta ao novo.

Academia

Na academia é um ótimo lugar também.

Playdates

Eu faço semanalmente playdates na minha casa. As crianças brincam e as mães conversam. Terapia em dobro!

Festinha de criança

Migs, apesar da gritaria é sempre bom conversar com as outras mães nas festinhas.

Deixa de deprê!

Se uma amiga te chamou para fazer algo, vá! Deixa de deprê ou de se fingir ocupada. A louça estará no mesmo lugar, quando você voltar, para lavar.

Minha casa é a famosa Casa da Mãe Joana, Ciclana e Fulana.  Eu chamo todo mundo para 122mil eventos em casa. Algumas amigas não me chamam para nada, mas eu sigo fazendo porque é feio para quem faz, não para mim – essa frase aprendi com a Carol, minha mineira da Holanda.

Trabalho

Se você trabalha, com certeza terá afinidade com alguém do trabalho. Tenho algumas amigas que conheci no meu trabalho, em Londres. Nós viajamos juntas para outros países, e sempre que posso dou um jeito de encontrá-las. Sam e Jo, amo vocês!

Migs, sua loka!

Não é porque ela é brasileira que tem que ser sua amiga. Migs, sua loka, pelo amor né?

Eu via alguém falando em português, corria para me apresentar e virar BFF. Achava que tinha que ser amiga de todas brasileiras expatriadas. Hoje? Deus me livre e me leve para bem longe dessas pessoas nada a ver.🙏🏻

Tive uma ex-amiga, em Londres, que estava mega depressiva. Teve filho havia pouco tempo e claro, como sempre, eu quis ajudá-la. Chamava para sair, vir em casa e também emprestei TODOS os brinquedos da Valentina para o bebê. Adivinha? Ela sumiu, me bloqueou no face e levou os brinquedos também. Maluca feelings!

Outra ex-amiga, no Chile, me deu a chave da casa para cuidar das plantinhas enquanto viajava. Justo eu? As plantinhas morreram e ela nunca mais falou comigo. Sorte a minha!

Não é porque a brasileira é esposa do amigo do seu marido que você tem que ficar amiga. Thiago tem os amigos dele e eu as minhas. Em alguns casos, somos amigos do casal mas em muitos casos não, e segue o baile …

Tem louca brasileira em qualquer lugar do mundo. #ficaadica

Cuidado com as fofocas!

Migs, o que você pode esperar de um grupo de brasileiras expatriadas? Fofoca, claro. Uma fala da vida da outra, que fala da outra e por aí vai … se está com tempo livre, venha lavar minha roupa. Obrigada. De nada.

Óbvio que já passei por isso e o melhor que eu fiz foi me afastar. Você precisa aprender a filtrar, quem serve e quem não serve.

Grupo de WhatsApp

Sabe rolo de grupo do zap zap? Oxe, que preguiça! Saí de todos os grupos (até das brasileiras da escola, ainda bem!). Não tenho tempo para mimimi. Preciso passar aspirador de pó no tapete e batom vermelho.

Hoje tenho quatro grupos:

✔️Amigas da Nati Chile

✔️Amigas da Nati Londres

✔️Amigas da Nati Madrid

✔️Amigas da Nati Holanda

Colegas x Amigas

Migs, além de ser zero tímida, também sou geminiana e preciso falar, falar e falar. Tenho muitas, muitas e muitas colegas pelo mundo afora, mas poucas amigas para a vida toda. Elas sabem quem são. ❤️

Viagens cazamigas

Tenho um acordo com meu marido: duas viagens por ano cazamigas pela Europa. Esse ano serão três, porque estou com muitoooooo crédito. Ele foi para a Copa na Rússia com os amigos durante 10 dias. Migs, é bom demais! Sem filhas, claro. Vamos na sexta e voltamos domingo. Já fui com elas para Holanda, Bratislava (Eslováquia), Viena(Áustria), Oslo (Noruega), Bologna (Itália), Cracovia (Polonia) e Ljublijana (Eslovênia). Andamos pelas ruas sem pressa, comemos muito, bebemos, rimos, choramos e nos abraçamos.

Amigas de outras nacionalidades

Migs, não tenha só amigas brasileiras. Você aprenderá tanto, mas tanto com outras nacionalidades. Tenho várias amigas expatriadas pelo mundo afora, as mais queridas de Londres são a Samantha (americana), Josephine (francesa), Nurat (nigeriana),  Balkis (tunisiana) e Jenny (inglesa). Em Madrid, a Natasha (indiana), Vanessa (belga), Maitê (espanhola) e Paty (uruguaia) mudaram minha vida para melhor por lá. Na Holanda, a Dália e Rita (portuguesas), Natasha (indiana), Daria (russa) e Erika (africana). Aprendi demais com elas sobre cultura, diversidade, religião e muito mais.

Migs, já passei perrengues pelo mundo afora: internações, rotavírus, asma, convulsão, cirurgia e etc. Azamigas me ajudaram mais do que família. Serei eternamente grata.

Se você for gente boa, com boa energia,  me manda mensagem 😜

Postado em MORAR EM AMSTERDAM, MORAR EM LONDRES, MORAR EM MADRID, MORAR EM SANTIAGO, ZERO GLAMOUR e tageado , , .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

10 Comments

  1. Isso aí, Nati! Nada como azamigas!!!
    Suas dicas foram fantásticas para meu começo em Londres! Nunca vou esquecer! Embora nunca tenhamos nos encontrado, para mim, vc é uma grande amiga. Sempre me ajudando qdo preciso ( espero um dia poder retribuir, pq é isso que azasmigas fazem!). E nessa vida de expatriadas, mudamos à beça, mas azasmigas sempre ficam. AMO O BLOG!!!

    • Querida, muito obrigada!!! Com certeza terei que ir a Londres, a trabalho, ainda esse ano. Te aviso antes. Feliz Nova Vida nessa cidade maravilhosa 😉

  2. Muito bom. A gente conhece muitas pessoas na nossa caminhada.
    É fundamental analisar : quem coninua conosco a caminhada e quem fica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *