Análise de Coloração Pessoal – Migs, você sabe o que é isso? TEM que fazer!

Querida amiga-mãe-expatriada,

eu AMO moda desde sempre. SIM, sigo as principais blogueiras de moda, curto, comento, marco azamigas nos memes e adoro esse mundo. Claro que as 122mil roupas/ acessórios caríssimos postados não consigo comprar, mas dou um jeito com o que tenho em casa e na minha BBF Zara 😉

Eu queria muito passar por uma consultoria de estilo, mas ao mesmo tempo, teria que ser alguém que entendesse minha vida de mãe-expatriada. Hoje tenho somente duas portas de armário (da Ikea) de roupa e estou bem feliz assim – não vou falar que estou mega feliz, senão meu marido vai ler o blog e achar que não preciso mais comprar nada. Nem pensar!

Há tempo acompanho o resultado de amigas próximas que fizeram análise de coloração pessoal. Migs, é muita mudança!

E lá fui eu viver essa mudança. Iupi!!!

Migs, vamos lá … básico do básico. A análise de coloração pessoal é feita por uma profissional para avaliar a paleta de cores que melhor combina com você – suavizando a pele e seus traços. Foi usado o Método Sazonal Expandido, teoria das cores que tem como referência as estações da natureza: primavera, verão, outono e inverno, divididos em três subgrupos cada.

Eu fiz com a Fernanda Barroso, da TheStyleLab Consultoria. Migs, visite o blog e instagram dela. Mega-ultra-power-indico! Isso não é #publipost – como vocês sabem eu trabalho em TI e não vivo do blog. Ela mora em Santos, mas atende em São Paulo. Se você mora na minha terrinha, liga para ela. Se você é expatriada, quando visitar a família no final do ano, marca de fazer com ela. Se você mora na Holanda, ela deve voltar em outubro. O fato é … TEM que fazer!

“As cores têm efeito estético e também psicológico na aparência das pessoas. É o elemento da roupa com maior impacto visual. As cores naturais do nosso corpo compõem nossa coloração pessoal, que é uma paleta natural constituída pelos tons da pele, dos olhos e dos cabelos. São estas cores, combinadas ao que vestimos e usamos próximo ao rosto, que valorizam ou não nossa aparência. E quando usadas estrategicamente, valorizam nossa beleza natural. Se a cor usada nos favorece, a pele ganha luminosidade, os olhos e traços são realçados, as olheiras diminuem, a textura da pele é suavizada, ganhamos uma aparência saudável e descansada e rejuvenescemos! Se a cor usada estiver errada e não harmonizar com seu tom de cabelo e pele, os efeitos negativos se sobressaem, como vincos mais profundos, manchas, aspecto de apatia, cansaço, pele mais amarelada ou acinzentada, então envelhecemos…” – Fernanda Barroso

Como fazer

Para fazer a análise de coloração pessoal, primeiro você tem que buscar uma boa profissional. Ela irá usar a técnica e o materiais adequados. Eu tirei a maquiagem toda e prendi o cabelo. A Fê isolou meu cabelo com um tecido neutro e minha roupa também. Também isolou a roupa dela para não dar nenhum contraste. Fizemos em um ambiente bem claro, com luz natural.

Alguns dos tecidos utilizados para a análise de coloração pessoal.

Cartelas de cores

Ela fez o teste com os tecidos de temperatura, profundidade e intensidade. Depois com os tecidos das cartelas de cores acima.

As fotos não têm filtro e é possível ver nitidamente como as cores erradas reforçam as manchas no meu rosto, olheiras e cara de cansada (ok, como mão expatriada, sem ajuda e sem família … essa cara sempre terei!:))

Cor certa X Cor errada – parece que passei maquiagem! Dá pra acreditar que as duas fotos foram tiradas com intervalo de 5 seg?

Análise de Temperatura

Eu tenho a temperatura neutra, significa que a temperatura não é uma característica dominante na minha coloração pessoal.

Análise de Profundidade

A análise entre cores claras e cores escuras mostrou que cores claras me favorecem muito mais. É a característica que mais faz diferença pra mim! Uniformiza minha pele e ilumina o meu rosto!

Análise de Intensidade

Quanto à intensidade e saturação das cores, fico melhor com cores mais suaves, menos intensas. É minha segunda característica dominante.

Cartela de cores – Verão Claro

Minha cartela de cores – verão claro.

  • Principal característica: cores claras com sub- tom frio e contraste médio.
  • Cores a evitar próximo ao rosto: escuras, quentes e/ou muito saturadas, com muita intensidade.
  • Cuidado com brilho na maquiagem.
  • Evitar cabelos com fundo avermelhado e muito dourados.
  • Repita as cores da sua cartela para acessórios – bijoux, lenços, óculos – e tudo que for usado próximo ao rosto.
  • Dê preferência para metais prateados claros, polidos ou foscos.

Estampas X Contraste

Tenho médio contraste entre pele, cabelos e olhos, então estampas com médio contraste entre as cores do fundo e do desenho harmonizam mais com meu rosto. Se eu usar estampas com alto contraste, a roupa vai chegar primeiro que eu (!) e com baixo contraste vou ficar apagadinha…

Antes X Depois

Eu AMOOOO cores. Não apenas cores, mas tudo que há de “cheguei-pelo-amor-olha-para-mim-necessidade-de-afirmação” no mercado da moda. Colares enormes. Batom vermelhão. Enfim, essa sou. Na verdade, essa era eu … depois da coloração, descobri que o que realmente fica bem em mim são as cores CLARAS.

Migs, óbvio que eu não sou rhycah loka para doar todo meu armário. Nesse caso, vou usar as roupas que já tenho harmonizando com a maquiagem, colar ou lenço de acordo com minha paleta de cores. Também amo batom vermelho, não quer dizer que não posso mais usar vermelho mas sim um vermelho mais opaco/ tom cereja. Porém, daqui para frente, em uma loja vou prestar atenção na roupa de acordo com a minha paleta de cores.

Sobre TheStyleLab Consultoria 

Eu e a Fernanda Barroso.

Qual é o seu trabalho? O que é uma Consultoria de Imagem? 

FB – Sou uma intérprete entre o interior (personalidade) e o exterior (imagem) de uma cliente, e uma facilitadora ao traduzir tudo isso ao seu estilo de vida, objetivos e foco consciente nas mensagens que se quer passar.

Na prática, facilito o dia-a-dia da cliente, fazendo-a ganhar tempo e autoconfiança em todas as áreas da sua vida, simplificando e desmistificando seu guarda-roupa e removendo bloqueios que possam impedi-la de mostrar sua melhor versão. 

Consultoria de Imagem é uma profissão muito nova e criou-se a idéia que é um serviço caro indicado somente para ricos e celebridades, que vão jogar fora todo o seu armário e você terá que gastar muito pra se vestir de maneira mais adequada. Na realidade, ao contrario do que todo mundo pensa, faz você economizar muito dinheiro não comprando errado e otimizando o que se tem!

Pra quem é indicado?

FB – Qualquer mulher deveria passar por esse processo: quem quer dar um upgrade no estilo, perdeu ou ganhou muito peso, mudou de emprego ou de cargo, começou ou terminou um novo relacionamento, quem teve bebê ou está grávida, quem mudou de cidade ou país ou quem só enjoou do armário… 

Não tem nada a ver com saber se vestir bem e estar na moda, mas como se quer se sentir, fazer as pazes com o espelho! É libertador!

A Fê oferece outros serviços como Consultoria de Imagem presencial e online, Styling Refresh, Closet Detox + Smart Closet, Personal Shopping, Styling de Viagem e o Workshop de Imagem e Estilo, que é um método de consultoria em grupo pra quem não tem tempo ou verba pra um processo individual.

Postado em ADORÁVEIS INUTILIDADES, ZERO GLAMOUR e tageado , , .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *