Pediatras pelo mundo afora

Querida amiga-mãe-expatriada,

Para começar, eu não sou médica. Trabalho na área de TI. Então esse post é apenas para relatar as minhas vivências boas ou ruins nos países que morei. Esse assunto é TENSO … sempre estamos preocupadas com a saúde dos filhos em qualquer lugar do mundo.

Também acho que o que é bom, sempre é bom passar para frente, desde energia boa até as indicações. Todas as vezes que mudo de país, fico na saga da busca por um Pediatra.

Então vou te ajudar, bora lá!

São Paulo, Brasil

Super mega ultra indico o Dr. Luiz Bellizia. Se não fosse ele, sei lá o que teria sido da minha família. Ele é mega competente e natureba.

Dr. Luiz Bellizia

+55 11 5572 1328

 +55 11 99635 3048

No meu segundo dia em casa com a Valentina, Migs, o que eu fiz? Liguei para ele e disse: “Bellizia, a Valentina está com soluço. E agora?” Hoje eu choro de rir com essa história. Portanto, aqui vai meu SALVE para essa profissão maravilhosa de aguentar as mães loucas!

Se você mora no Brasil, agradeça 122mil vezes, porque JAMAIS em outros países vai fazer consulta (pergunta/foto/whatever) via whatsapp. Isso é surreal!

Santiago, Chile

O Chile tem sistema de saúde público e privado. Não utilizei o sistema público, somente o privado. A empresa que o meu marido trabalhava, na época, pagava o plano de saúde. Porém cada ida ao médico/ emergência deixávamos MUITO dinheiro. Migs, sério! Era um absurdo e eu não entendia nada do cálculo no final: plano de saúde responsável por X + seguro obrigatório (público mas pagava) responsável por Y + você pagando na hora e doente 80% da conta. Ainda saia com a receita da farmácia para deixar mais um bom dinheiro.

Valentina começou na escolinha lá com 1 ano de idade, em Santiago. Com isso, todos os vírus possíveis e imagináveis vinham na malinha dela. Ía somente das 14h às 18h, na verdade, mais faltava do que frequentava. Também pegou rotavírus e o marido estava trabalhando na Suiça. Resultado: internação e eu sozinha. Aproveitei para pegar também. Quando ele voltou, pegou também. Aff! Pude contar com a ajuda das minhas amadas amigas: Celina, Dani, Crix e Ana. ❤

Nós tínhamos uma pediatra na Clinica Alemana (esse hospital é tipo o Einstein em SP). Ela viu uma mancha branca no bumbum da Valentina e disse que era vitiligo. Indicou uma dermatologista top-fodástica-best-ever e esperei um mês e meio para a consulta. Paguei mais uma mini fortuna. Fez exame e deu o diagnóstico de vitiligo. Migs, eu sei que é uma doença auto-imune e de “ruim” é só a parte estética. Enfim, comecei o tratamento com a pomada XPTO.  Passamos por três meses e fomos ao Brasil. Meu querido sogro marcou numa médica super competente e experiente em vitiligo, em São Paulo. Também a levamos ao nosso querido pediatra. Resultado: não era vitiligo, somente uma mancha de nascença.

Migs, essa é a parte “chata” de morar fora. Você não tem referência de médico alguma. Tem que confiar e seguir o baile de acordo com o sistema de saúde local.

Portanto, nesse post, prefiro não indicar nenhum médico no Chile.

Londres, Inglaterra

Em Londres tem sistema de saúde público e privado. Você tem que estar inscrito legalmente no GP (médico do bairro). Qualquer necessidade, é só ligar e marcar consulta. Se estiver alguma doença grave, o GP irá autorizar sua ida a um especialista – por exemplo pediatra. Isso mesmo, Migs! Se você acha que é só ligar e marcar pediatra, não é. No sistema de saúde público não pode. No sistema privado, tem que ir com uma carta de autorização do sistema público, caso contrário uma consulta sai por £500 (2500reais!). Com essa cartinha é possível o plano de saúde autorizar o reembolso. Então, Migs, senta, chora, retoca a make e siga o baile!

A Valentina sempre foi super saudável e nunca precisei de médico especialista. Graças a Deus! Há muitos anos ela não toma antibiótico. Tivemos somente um belo susto! Quando tinha quase dois anos, teve uma convulsão febril (não desejo que nenhuma mãe veja essa cena). Chamei a ambulância que chegou em menos do que 5 minutos. O atendimento e acompanhamento foram maravilhosos do sistema público.

A Victoria tem asma e eczema (dermatite atópica). O sistema público me autorizou levá-la a um especialista privado. Migs, ele é o mais top-ever-amazing-fodástico de Londres em alergias.

Dr. Gideon Lack (Alergologista) 

Portland Hospital

Fone: + 44 20 7390 8347

Madri, Espanha

Em Madrid, tem o sistema público e privado de saúde. Ambos são MUITO bons! Já levei as meninas em emergência no hospital público algumas vezes e sempre o atendimento foi super rápido e ma-ra-vi-lho-so!

A Lele, amiga queria, me indicou um pediatra MUITO bom. Migs, anotem!

Dr. De Moreno

Clinica Sendas

Fone: +34 913 76 70 40

É um senhor zero simpático mas com muita experiência, que praticamente curou a asma da Vic e eu serei eternamente grata. Em Londres, ela tinha duas a três crises de asma por mês – ohhh céus!!! Ele receitou um remédio preventivo e pediu para tirar a lactose somente do leite, da mamadeira. Super funcionou. Em um ano, ela teve duas crises mas no auge do inverno/neve da Holanda.

Amsterdam, Holanda

Migs, se você na Holanda, “tamujunto”. Me chama para um abraço!

Aqui só tem o sistema público de saúde. Você tem que pagar um seguro obrigatório por pessoa, mas criança não paga . Sai na média 100 euros por mês, para cada adulto. Se inscrever no huisarts (médico do bairro), rezar, plantar trevo em casa, comprar figa, acender vela e fazer simpatia para que seu médico seja bom. Migs, esse médico vai cuidar da sua família toda e te passar para um especialista (só em caso de quase morte!). Ufa, até o momento, tive sorte. A minha é ótima! 😊

Eu adoraria levar minhas filhas ao pediatra, queria que meu marido fizesse check-up, gostaria de muitas outras coisas …. mas não importa se você pode pagar, simplesmente guarde seu dinheiro, aceite a situação e ponto final. E tem mais, não EXISTE na Holanda aquela mega power drogaria onde você pode comprar N tipos de remédios. É tão complicado para médico especialista, na Holanda, que tenho amigas que levam os filhos para a Bélgica, juro!

Migs, só posso desejar MUITA saúde para você! 🙏🏻

Postado em MINHAS MENINAS, MORAR EM AMSTERDAM, MORAR EM LONDRES, MORAR EM MADRID, MORAR EM SANTIAGO.

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *