Bangkok com crianças!

Querida amiga-mãe-expatriada,

Aqui, na Europa, as escolas tem várias mini férias durante o ano. Essa é a época do spring break – uma semana de férias ou mais. Eu e meu marido também conseguimos férias do trabalho por 10 dias. Então, lá fomos nós para o outro lado do mundo: Ásia.

A Tailândia tem templos de tirar o fôlego, pessoas super prestativas e simpáticas, comida de lamber o prato e os dedos, e as praias mais lindas do mundo! Estou apaixonada 💚

De Amsterdam para Bangkok são 12horas de voo noturno, via KLM. Não migs, ainda não sou rhycah para ir de executiva, mas dessa vez estava com o marido. Muita ajuda, iupiiii! São 5h a mais de fuso da Europa e 10h a mais do Brasil.

Viajamos com mais um casal de amigos, super queridos, com dois filhos. Ou seja, quatro crianças e muita animação. Obaaa! Sempre escuto: isso não é programa de criança. Então, migs, deixa eu te contar … sair da rota Disney e Miami é maravilhoso!

Ficamos em Bangkok três dias. Se eu pudesse, ficaria muito mais!

Hospedagem

Shangri-la Hotel

O hotel era ma-ra-vi-lho-so e super bem localizado! Fizemos a reserva pelo Booking. O café da manhã era MUITO bom. Na verdade, sou apaixonada por café da manhã já que essa vida de mãe expatriada não me permite sentar e comer na santa paz.

Tivemos a sorte de conhecer a Tailândia na época do Ano Novo deles. No hotel, teve uma Pool Party muito, mas muito animada. Comida e bebida a vontade. Ganhava pistola de água. Era água que não acabava mais. Muita música boa e diversão a noite toda. As crianças amaram!

A comida do restaurante e da piscina era muito boa. Preço ótimo.

Super mega ultra indico o hotel!

Piscina e sorvete: combo perfeito

Feliz Ano Novo!

Vista de tirar o fôlego.

Pool Party

Pool Party

Van

Alugamos uma van dois dias. Valeu super a pena! Saiu uma média de 50 dólares o dia todo, para oito pessoas.

Member Tour and Transport Co

+66(0)89-079-1313

Comer, comer e comer

Eu e meu marido AMAMOS comer. Em toda viagem sempre comemos a comida típica em um restaurante bem local e barato. A Tailândia me fascinou pela comida. Comi Pad Thai todos os dias, no almoço e jantar. Não, não enjoei e comeria tudo de novo. O tempero, molho de tamarindo, frutos do mar e o cheiro são incríveis!

Era BEM barato! Uma refeição para oito pessoas com cerveja, entrada, sobremesa e prato principal saia 55 euros no total.

Antes da viagem achei que as meninas fossem sobreviver a base de macarrão. Ledo engano! Todos os dias comiam fried rice ou pad thai e amavam! Frescura? Zero.

Bom, no final da viagem, comprei (fora as bolsas!) um livro de receitas de Pad Thai. Hummm!

Comemos em diversos lugares, mas super mega indico esse Khao San Center na Kao San Road, em Bangkok. A comida era MUITO boa. Migs, aproveita e anota a senha do wifi.

Melhor restaurante de Bangkok

Templos

Dedicamos um dia inteiro para os templos. O único problema é que estava apenas 43 graus! Migs, uma suadeira sem fim. Desmontava qualquer look do dia. E pior ainda, nesse dia, tinha que ir de joelhos e ombros tapados, inclusive os homens. Acrescenta também que estávamos com quatro crianças suando e fazendo toda a rota a pé – por sinal, deram zero trabalho!

Todos os templos são pagos e não aceitam cartão de crédito. Deve-se entrar descalço. Alguns tem um roupão na porta e outros tem que comprar calça. Migs, não vá com seu shorts do Tchan. É uma questão de respeito.

Eu sou católica, mas me emocionei muito com um monge rezando para as minhas filhas dentro do templo. Fico arrepiada até agora. Foi a mesma emoção que tive quando fui a Jerusalém. Independente da religião é uma benção!

Os templos são maravilhosos, gigantescos, muito ouro e muita emoção.

Wat Trimitir

Esse templo é conhecido pelo Buda de ouro gigantesco.

Grand Palace

Nunca vi na minha vida um templo tão gigantesco.

A trupe toda 😉

Wat Pho 

O templo é conhecido pelo BUDA gigantesco deitado.

Kao San Road

Essa rua me fez bater saudade da 25 de março! Uma zona deliciosa. Como era réveillon, tinha água para todos os lados. Todo mundo com pistola de água ou balde de gelo mesmo. Uma energia maravilhosa!

Nessa rua tem lojinhas, comidas e insetos para comer também.

Floating Market 

Mega programa de turista imperdível! Fica 1h30 de Bangkok, mas como era feriado pegamos 3h de transito (perrengue!) na ida e na volta apenas 1 hora.

Alugamos um barquinho só para a nossa familia. Migs, TEM que ser coberto senão você vai querer se jogar no rio.

Tem de tudo: cobra, macaco, suco, panqueca de côco, pad thai, frutas, roupas, balangandãs e artesanato local. Óbvio que eu queria comprar tudo, mas viajando com o marido não rola mesmo … comprei um quadro (sou apaixonada por quadros), uma máscara para minha tia, uma bolsa maravilhosa e uma tailandesa rezando de decoração.

As meninas amaram e se divertiram muito!

Mulheres girafas

As mulheres girafas ou kayman fugiram de Myanmar (país que está na minha bucket list!) para a Tailândia muitos anos atrás. Elas moram em um pequeno povoado, recebem ajuda do governo e não podem sair desse local. Estão no norte da Tailândia (perto de Chang Mai) e nesse local, que visitamos, perto de Bangkok. Moram em casas feitas de palhas.

O mistério e a beleza das argolas é indescritível. Cada conjunto de argolas pesa 10kg. Peguei em uma, realmente é muito pesada. Tinha uma senhora com três conjuntos. Elas começam a colocar com cinco anos de idade. Antigamente, elas usavam para se proteger contra ataques de tigres, mas hoje virou tradição.

A impressão é que o pescoço é longo, mas na verdade as argolas impulsionam para baixo os ombros e fazem com que as costelas sejam esmagadas.

Elas fazem tecelagem – echarpes lindas e coloridas de algodão.

Foi uma experiência incrível!

Elefantes 💚

Os elefantes estão por toda a Tailândia, livres, domesticados e em todos os objetos de decoração.

Tenho muita, mas muita dó andar de elefante. Não alimentei esse tipo de turismo, mas fomos mostrar um elefante bem de pertinho para as crianças.

As meninas amaram! Vic deu um piti básico quando o elefante abanou a orelha e foi na cara dela.

 

Compritchas

Migs, óbvio que eu queria comprar a Tailândia toda e enfiar na mala. Meu marido detesta compras (aliás, qual marido gosta?) e principalmente carregar malas.

Gosto muito de objetos de decoração, quadros e livros.

Preciso fazer e comer todas as receitas!

Teve uma noite que os maridos ficaram com as crianças e eu e minha amiga fomos para o Siam. Demos aquela negociada com o motorista do tuk tuk (150bath) e iupiiii!

Migs, tem uma rua com 122mil shoppings abertos até às 22h00. Tem o Siam Paragon, Siam Center e MBK.

Nós fomos ao Siam Paragon, é o shopping com as principais marcas. Andamos muito e muito. Só comprei dois vestidos para cada filha – Thiago, ganhei muitos pontos, hein?

Eu e a Moema no Tuk Tuk.

Massagem

Falamos com o concierge do hotel. Ele era muito honesto!  Ofereceu a massagem do hotel e fora. No hotel custava 70 euros uma massagem de 1 hora, fora do hotel custava 6 euros. Os maridos ficaram na piscina com as crianças e #partiumassagem.

Tinham várias tailandesas na porta atraindo clientes, de preferência homens, claro. Óbvio que era um local para massagem Happy End, todas possíveis e imagináveis. Nunca fiz uma massagem tão maravilhosa na minha vida. Super relaxante com óleo de côco. Um salve para as tailandesas!

Ficamos com as crianças na piscina e os maridos foram para a massagem. Claro que mandamos apenas 250bath, o dinheiro contado para a massagem dos pés, pernas, ombros e cabeça. Rá!

Mitos e Verdades

Me perguntaram diversas vezes sobre como foi viajar com as crianças para a Tailândia. Migs, vamos lá … somos brasileiras! Suponho que você conheça seu país, certo?Infelizmente o Brasil é inseguro, então do que você tem medo que aconteça em outro país? Se joga!

  • Os tailandeses são muito amáveis com crianças. Paravam na rua para brincar com as minhas filhas o tempo todo.
  • Saí a noite com minha amiga e nos sentimos super seguras.
  • O trânsito é caótico, mas nada perto da minha terrinha São Paulo.
  • Andar de Tuk Tuk é uma experiência única e emocionante.
  • A comida é maravilhosa, mas se seu filho tem frescura para comer, coma no hotel, sempre tem macarrão, pizza ou comida internacional. Senão, peça o fried rice: arroz, ovo, legumes, frango e um tempero especial thai.
  • Não tem pernilongo. Quer dizer, só a Valentina levou uma picada, mas perto da minha terrinha Recife nem se compara.
  • Não vi barata e insetos horripilantes.
  • Vi um ratão na rua a noite, estávamos no Tuk Tuk. Migs, na Holanda tem ratos dentro das casas! Então, ok.
  • Vi um lagarto gigante que parecia um jacaré, migs. Ele nadava no Floating Market.
  • Água. Ninguém bebe água da torneira no Brasil, então por quê você vai beber na Tailândia, certo? Nos dois hotéis que ficamos, as garrafinhas de água mineral da piscina e frigobar eram gratuitas. Incrível!
  • Negociar. Os tailandeses dão o primeiro preço e você tem que negociar. Muitas vezes o preço final é 60% abaixo do valor inicial. Em alguns souks árabes que estive, também funciona assim.
  • Para entrar no país tem que ter a vacina da febre amarela.
  • Brasileiro não precisa de visto.
  • Criança sempre tem prioridade.
  • Estávamos em oito pessoas e nenhuma passou mal por causa da comida. Comemos na rua, Floating Market, restaurante de hotel, aeroporto, enfim qualquer lugar durante 10 dias.
  • Os sucos naturais são batidos com gelos e super refrescantes. Tem muita pitaya!
  • Gelo. Então, óbvio que não é de água filtrada. Minhas filhas são viciadas em comer gelo (eu sei, parece estranho!). Estava 43 graus. Como tomar líquido sem gelo nesse calor?
  • Ovo. Todas as comidas são cozinhadas com ovos. Seja frito, mexido ou gema mole.
  • O câmbio não varia muito, seja no aeroporto, hotel ou rua.
  • Não precisa andar com passaporte.
  • Leve dinheiro. Somente alguns restaurantes (poucos) aceitam cartões.
  • Nos templos tem muitas, muitas pessoas e sempre tinha aviso para tomar cuidado com as carteiras. Não aconteceu nada conosco.
  • Planejei visitar outros templos e a casa do Jim Thompson, mas viajar com crianças é diferente. Depois de três templos embaixo de 43 graus, decidimos ir para a piscina do hotel. Nem sempre o roteiro será como planejado.

Já conheci 31 países, e a Tailândia é o mais especial de todos! Ficará na minha memória das férias perfeitas para sempre 💚

khàawp-khun 🙏🏻

Postado em ÁSIA, Tailândia, VIAGENS.

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

7 Comments

  1. Que experiência maravilhosa. É muito bom compartilhar para que outras pessoas não tenham medo, e possam usufruir de tudo isso, e conhecer uma cultura totalmente diferente.

    Parabéns pelo texto e fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *