Está de mudança para a Holanda? Bem-vinda a super qualidade de vida!

Querida amiga-mãe-expatriada,

se você está pensando em morar na Holanda (seja qual for o motivo), bem-vinda a super-hiper-mega-ultra qualidade de vida!

Estamos morando na Holanda há nove meses. Só posso agradecer, e muito, tudo que eu vivi, aprendi e cresci nesses últimos meses. Estamos A-MAN-DO, aliás eu e toda família. Só não saio berrando por aí, senão vão transferir meu marido de novo … 😊

Você já esteve no primeiro mundo? Então, aqui é o primeiro dos primeiros mundos!

As minhas filhas amam a escola – não estão em escola holandesa – mas é um sistema de ensino que elas não tiveram no Brasil, Chile, Madrid e Londres. A Vic, por exemplo, está na Nursery. Todas as terças ela cozinha sua própria comida. Faz o papel que pinta. Bombeia para sair água da torneira. Brinca no parquinho faça chuva, sol ou neve. Os brinquedos são de madeira dentro da sala, e fora da sala tem areia, túnel de cimento e muita lama (devido a chuva). Ela literalmente pinta o sete e o 122mil também! É super livre.

Vic sendo Vic!

A Valentina tem 5 anos e está no Kindergarten. Aprendeu a ler e escrever (em inglês, claro!), mas de uma forma lúdica. Ela tem aula de música e toca instrumentos que eu nem sei o nome. As melhores amigas são da África, Portugal, Russia, Coreia e Estados Unidos. Não tem dinheiro no mundo que pague esse aprendizado com essa diversidade.

Valentina e azamiguinhas.

Aqui, na Holanda, as crianças brincam ao ar livre. Tem muitos parques e parquinhos. Só conheço um shopping. Por exemplo, eu estava acostumada com Summer Camp nas férias. Agora, eu e minha mãe teremos que nos virar por NOVE SEMANAS. Oh Céus! Só conheço duas marcas de lojas de brinquedos em Amsterdam. Já vi três lojas desses brinquedos “toda criança quer”. As demais lojinhas tem brinquedos de madeira, e mesmo assim pouquíssimas.

Passeando pelo bairro 😉

Na minha rua tem mais três crianças. Achei muito fofo quando um menino tocou a campainha e disse: “Você quer brincar conosco?”. Todos os dias eles batem na porta, andam de bike, brincam nos quintais, saem e voltam 122mil vezes. Isso me lembra muito minha infância em Quipapá, Pernambuco. Brincar na rua, infância simples e feliz, sabe?

As crianças da rua, na porta de casa.

Meu marido vai trabalhar de bicicleta. São 15 minutos até o trabalho, em uma pista larga só de bikes e sem subida. Ele trabalha para uma empresa que demanda bastante, também é mega workholic. Viaja bastante ou volta tarde do trabalho, mas mesmo assim anda de bike, faz academia na hora do almoço e de vez em quando sai para beber com os amigos.

Eu trabalho em casa segunda, terça e sexta. Na quarta e quinta trabalho em Rotterdam. Na segunda e terça faço academia bem cedo. Na sexta, sempre almoço cazamigas. Faço playdate em casa toda semana. Quando está sol, vamos de bike, depois da escola, até a sorveteria.

Dutch life!

Nos finais de semanas, as meninas fazem natação aos domingos pela manhã. Meu marido leva e busca. Ele também faz todas as compras da casa (mercado). Eu cozinho. Nós fazemos serviços domésticos todos os dias. A Thais, querida, me ajuda na limpeza durante seis horas na semana. Qualquer programa fica 25 minutos de bike/ carro/ metro da nossa casa. Quando faz sol, ahhhh que vida boa! Migs, é um balanço, entende? Sem sombra de dúvidas, a nossa qualidade de vida aqui é super elevada!

Evento de inauguração da nossa piscina de plástico.

Migs, não sou PHD sobre a Holanda, mas a Ana de Amsterdam SABE TUDO e pode te ajudar. Clique aqui para um guia completo!

Pontos Positivos

Mãe-holandesa-plena

Migs, veja bem, nunca na sua vida você será uma mãe-holandesa-plena. Sério, impossível! Elas adoram ter três filhos ou mais. Enfiam os três na bike, as vezes dois na bike e um andando ao lado, outras vezes os três em fileira atrás dela e ela nem olha para trás para dar aquela checada. Ela é alta, loira/ morena, olhos claros e sempre linda. Não usa muita maquiagem, na verdade, acho que a maioria nem usa mas é pura beleza natural! Elas ainda falam ao telefone pedalando, acho que uma liga para outra e fala: “Oi mãe plena, como voce está hoje?” 😉

Estilo da Holandesa

Elas não usam roupa “da moda”, nem a última tendência do momento. Elas usam casacos longos, roupas mais clássicas e/ou monocromáticas. Não são fãs de roupas coloridas. PE-DA-LAM de salto! A última vez que “me achany” a holandesa pedalei de salto, ralei toda a sola no pedal. Resultado: meu salto parece super velho agora. Elas andam muito com cabelos soltos ou aquele coque despojado no alto da cabeça. Enfim, estão sempre lindas!

Compritchas

Acho que a Holanda é o sonho dos maridos. Bom, pelo menos o meu marido! É um país não consumista. Migs, não existe Amazon, juro!!! Óbvio que eu dou um jeito e compro pela Amazon da Alemanha, mas demora dias/ semanas para chegar. Tem um shopping perto de casa e não conheço outro em Amsterdam. As lojas são nas ruas. Tem a queridinha Bjenkorf, as vezes quero “fingir que sou rhycah” e passo uma tarde lá. Ohhh delícia! Depois volto para casa, para cozinhar buscar as kids, lavar as lancheiras, colocar as roupas para lavar e por aí vai …

✔ Sistema de Transporte

Já falei nesse post aqui! AMO o sistema de transporte. É muito prático. O mesmo cartão é utilizado para o  trem, bondinho e ônibus em todo país.

✔ Sistema de Ensino

Se você está buscando escolas holandesas, nesse post encontrará tudo super detalhado. Se você está buscando escola internacional, britânica ou americana, pode encontrar mais informações aqui. Se prepare, porque a fila de espera é looooooonga para essas escolas!

O melhor de uma metrópole super perto de você

Eu amava morar em Londres. É minha cidade do coração, até porque tive uma filha lá, mas eu levava 1hora de metro para tudo! Em Amsterdam ❤ é tudo super perto. Você tem o melhor de uma metrópole a poucos minutos da sua casa.

✔ Prostituição e Legalização das Drogas

Migs, veja bem! Eu não sou usuária e nunca fui. Sou careta nesse sentido e sempre serei. Meu ponto aqui, como positivo, é que as prostitutas estão nas janelas do Light District. Se quiser vê-las, vá até lá! A maconha está no Coffee Shop, se quiser fumar, vá até lá! No Brasil, é na favela, na rua, na praia, a luz do dia … portanto, não confunda morar em um país onde há a legalização com promiscuidade. São duas coisas bem distintas.

 Impostos

Os impostos chegam até 52% do salário, isso mesmo. Os impostos dos nossos salários (meu e marido) são altíssimos. Tem uma Lei – 30% rulling – onde expatriado pode aplicar e se for aceito pelo governo, o imposto cai para 30% durante 5 anos. O fato é que você “enxerga” esse dinheiro na cidade, no sistema de saúde, sistema de lixo e etc. Por exemplo, nos EUA você paga imposto, se passar mal e for atendido pela ambulância, terá que deixar praticamente um órgão para pagar essa conta.

✔ Parques

Tem muitos parques e parquinhos para as crianças. MUITOS, mesmo!

✔ Passeio de barco

O que os holandeses fazem quando está sol? Andam de barco, Migs. Nossa, bom demais! Vento na cara, um drink e um desespero também das filhas quererem pular do barco. Você pode alugar por hora. Também pode ter seu próprio barco rhycah.

✔ Queijos

A carne na Holanda é bem cara. Uma vez reclamei para um holandês do meu trabalho, e ele me disse que as vacas são para produzir leite/ queijo … então, Migs, experimente todos os queijos por aqui. Meu favorito é Old Amsterdam, apesar de também amar o Gouda.

Queijo sabor lavanda

Queijo Gouda

✔ Mercado

Aqui, na Holanda, tem mercados locais muito bons. O meu predileto é o Albert Heijn, mas o que mais gosto nele é que vende tudo já picado. Ufa, mão na roda para muita coisa! Por exemplo, o brócolis vem super picadinho e já coloco no arroz.

✔ Tulipas

Migs, já falei nesse post aqui como é maravilhoso ver as tulipas, em toda a Holanda, no mês de abril.

✔ Day Trip

É possível viajar por várias cidades lindas da Holanda, em apenas um dia. O famoso “bate e volta”, como: Zaanse Schans, Delf, Rotterdam, The Hague, Browerij, Harlem, Utrecht, Giethoorn e muitas outras.

Moinhos – a cara da Holanda

Pontos Negativos

Migs, claro que nem tudo é um mar de rosas … vamos lá!

✔ O clima

Se você vai mudar para a Holanda, a melhor época para chegar seria abril. Simplesmente, porque a primavera é maravilhosa! Depois tem sol, verão, e aí f… em outubro, chove todos os dias. Em novembro já escurece às 16h. Em dezembro, até da uma animada o Natal. Janeiro é um frio do cão. Fevereiro é pior ainda, sendo que você já não aguenta mais colocar casaco e botas. Para melhorar, março de 2018 nevou e fez -17 graus. Acho que 10 meses do ano, o céu varia em 50 tons de cinza. Chove, chove e chove muito. Muita depressão. Tem que tomar vitamina D diariamente, aliás a família toda.

Ratos 🐭

Migs, óbvio que toda metrópole tem ratos. Todo mundo sabe que tem em Paris, Veneza, NY, São Paulo … mas deixa eu te contar: aqui, em Amsterdam, os camundongos (ratinhos pequenos) moram dentro da sua casa, nas tubulações do aquecimento e pia da cozinha. Morei em Oud Zuid. Um bairro super legal, descolado, caro e dava para ir a pé para os museus, mas esse bairro tem muitos ratos, muitos! Foi o aluguel mais caro que pagamos nos cinco países. Enfim, o que adianta morar bem e com ratos? Fiz show, dei piti, pulei, morri e o dono aceitou nos liberar de pagar a multa (um ano de aluguel) – meu marido negociou super bem! Migs, a pessoa olha minha vida e pensa: “Que vida rhycah!”, mas não imagina como é morar com ratos. Eca! Tem pessoas que lidam com isso numa boa, mas eu não. Obrigada. De nada.

✔ Vizinhos

Aqui, na Holanda, não precisa de câmera de segurança, pois temos os vizinhos. Isso mesmo! Migs, já passei por isso e também ouvi relatos de amigas. Um dia, no começo desse ano, a cidade ficou em alerta vermelho por causa dos ventos fortes. Ventou tanto que minha cerca da frente voou, assim como o lixo. Foi uma questão de horas, estava previsto para parar em 3h. Enfim, eu pegaria depois o lixo, mas eis que um vizinho da rua atrás tocou a campainha e me mandou colocar todos os lixos (enormes!) para dentro de casa. Falei que não iria colocar, e ele encheu o saco e disse que me ajudava. Detalhe: eu não queria ajuda! Outra vizinha de um casal de amigos denunciou que eles recebiam visitas e familias em casa. Oi? Que preguiça!

✔ Comida

Depois de uma temporada morando na Espanha, quando cheguei na Holanda e tivemos a primeira refeição: eu, minha mãe e as meninas (Thiago estava trabalhando) … Dios Mio! Migs, os holandeses NÃO almoçam comida quente. Nadica. É sempre um sanduíche natureba, patê com pão ou salada. Nos restaurantes, os cardápios já são divididos em bebidas/ entradas/ almoço (não é comida quente) e depois vem uma parte de comidas a partir das 17h. Eles jantam a partir desse horário e todos os restaurantes fecham às 22h30. Imaginem! Na Espanha, nós marcávamos de jantar às 22h30 😉

No meu trabalho, nos primeiros meses, eu saia todos os dias no horário do almoço. Hoje, já compro o almoço no Albert Heijn (mercado) da estação de trem e não saio mais. Só se precisar comprar algo ou tomar um café + fofoca com a Eve (minha amiga que mora em Rotterdam).

Portanto, se estiver no cardápio uma comida quente, peça, Migs!

✔ Roubo de bicicletas e motos

A Holanda é super segura, mas saiba que sua bicicleta/ moto será roubada com certeza. Isso mesmo! Ninguém vai roubar quando estiver andando, nem mesmo te assaltar com arma/ faca. Porém, quando estacionar sua bicicleta/ moto, no outro dia o risco é grande de não estar mais lá. Conheço MUITAS amigas(os) que já tiveram a bicicleta roubada e nós também passamos por um episódio.

Migs, portanto, a minha bike tem seguro, uma trava na roda traseira e um cadeado (de 70 euros) na frente. Aí lá vem o brasileiro “oportunista” e fala: “Aí também te roubam!”. Sim, mas nunca, jamais a mão armada e não vão me levar junto,  não serei sequestrada e nem outros mil riscos que corremos no Brasil.

✔ Língua

TODO mundo fala inglês, por sinal, muito melhor do que você e eu, Migs. Isso é ma-ra-vi-lho-so!

Mas o ducth é a língua oficial do país e me sinto analfabeta diversas vezes do dia. Na primeira ida ao mercado foi o fim dos tempos! Tudooooo em holandês. Comprei shampoo para as meninas e veio óleo de banho. Fodástico! Azamigas do meu grupo de wapp salvaram a vida, mandaram fotos dos produtos de limpezas/ comidas e sobrevivi, na verdade, estou sobrevivendo! Todas as cartas que recebemos são em holandês. Baixei o app do Google Translator e uso diariamente. Muitas vezes estou no trem e anunciam algo. Fico quieta. Se correrem, eu corro também! Estudei duas semanas, um curso intensivo, me senti mais burralda ainda. É muito, mas muito difícil. Agora estou estudando a mesma apostila, mas no meu tempo, e fazendo Duolingo (app gratuito). Quero muito aprender! Acho que soa até como uma falta de educação morar em um país e não saber a língua.

 Burocracias

Migs, não sei qual é seu visto/ nacionalidade, mas esteja preparada para uma burocracia gigantesca. Uma vez, marcamos para retirar o BSN (RG local), chegamos atrasados porque Thiago ainda estava de muletas e andava com muita dificuldade. Adivinha? Não conseguimos e tivemos que voltar no mês seguinte.

 

Postado em EUROPA, Holanda, MORAR EM AMSTERDAM, VIAGENS.

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

3 Comments

  1. Oie, cheguei aqui pelo insta da anadeamsterdam! Moro na Holanda com meus filhos gêmeos e meu marido (Holandês) desde janeiro! Seu post é bem real mesmo hahah me identifiquei super! Aiiii quero fazer parte desse grupo de WhatsApp haha não tenho nenhuma amiga aqui 🙁
    Beijo!

    • Oi Fernanda, tudo bom? Chegou em janeiro? Vixi depressão de frio ne … mas agora esta ótimo o verão de 15graus kkkk. Me manda uma mensagem no meu insta e te passo meu fone. O meu insta e expatriadaporamor. Bjosss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *