Nossa vida na Holanda!

Amiga-mãe-expatriada, mudamos para Amsterdam, na Holanda, no dia 03 de setembro de 2017. Esse é o quinto país que moramos, nos últimos cinco anos. Mudamos, mais uma vez – e ainda bem! – pelo trabalho do meu marido. Pessoalmente, fiquei bem feliz com a mudança para esse país, que para mim, é o primeiro dos demais países do Primeiro Mundo!

Já conhecia Amsterdam. Viemos a passeio, em setembro de 2014, com a Valentina e me encantei. Porém, morar não tem como comparar como turista.

Quando chegamos, a Valentina tinha 5 anos e a Victoria 2 anos. Decidimos morar em Amsterdam, mesmo meu marido trabalhando em outra cidade próxima, chamada Zeist.

Tivemos muitas dificuldades no começo, mesmo tendo experiência em outros países. Todas as pessoas na Holanda falam inglês, por sinal, fluente. Porém, me senti uma analfabeta em diversos locais. Ainda me sinto, na verdade. Todas as placas de trânsito são em dutch, claro. No mercado, todas as comidas estão escritas em dutch. Qual carne comprar? Qual leite dar para as crianças? Qual sabão de lavar roupas usar? Qual arroz? Os legumes e frutas davam para ter uma idéia. A minha máquina de lavar roupas é em Dutch. A máquina de lavar louças também. Todas as correspondências do governo também, claro. A solução foi fazer um curso intensivo de Dutch, enquanto as meninas estavam na escola, por duas semanas. Aprendi BASTANTE, mas é uma lingua super difícil e requer muito estudo e dedicação.

Como lavar as roupas? 🙂

O sistema de ensino da Holanda é bem diferente do resto do mundo. Para saber mais, clique aqui. As nossas filhas estudam em escola internacional privada. Tem diversas escolas em cidades como Amsterdam, Amstelveen, Utrecht, Haia e outras. Essa foi uma escolha da nossa família, pois já mudamos para diversos países e precisamos seguir um padrão de ensino (já que nossa vida é zero padrão!). Mas o sistema de ensino púbico, na Holanda, é maravilhoso!

Depois da adaptação das meninas na escola, eu entrei de férias, ops … voltei a trabalhar! Sim, amiga-mãe-expatriada, é mais fácil trabalhar fora, do que cuidar das filhas em casa. Atualmente, trabalho segunda, terça e sexta home office. Na quarta e quinta, trabalho em Rotterdam. Uma cidade portuária moderna e encantadora. E o blog é meu hobbie, minha mais nova paixão.

Sejam bem-vindas a nossa vida na Holanda!

Postado em MORAR EM AMSTERDAM e tageado , , , .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

5 Comments

  1. Parabéns!Demais!!! Desejo amor para continuar na sua caminhada, saúde em dobro para as meninas e folego para as aventuras extras que a vida certamente ainda irá presentiar. Parabéns, pelo Blog, acredito que seus relatos pessoais podem ajudar muitas e muitas pessoas, além de nos brindar com as delicias dessa aventura.
    Viva a vida❤️
    Érika

  2. Oi Nat, o blog afinal funciona como um diário ne? Onde pode ir registrando todas as suas experiencias e sensaçoes, alem de poder compartilhar com tanta gente. Tb adorei! Parabens querida!

  3. Que demais!! Ta lindo e uma delicia de navegar! Vou ler todos os posts!! Adorei!! Muito sucesso pra minha amiga querida, agora formalmente, blogueira!! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *